Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Com o tema “Maria, Estrela da Evangelização”, o Círio 2017 contará com a parceria desenvolvida entre o TRT8, por meio da sua Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, a Diretoria da Festa de Nazaré, a Arquidiocese de Belém, e várias instituições da sociedade civil, que buscam ampliar o envolvimento de todos no combate ao trabalho infantil e o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.

​Desde 2015 as festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré contam com as campanhas desenvolvidas pelo TRT8 para ampliar a visibilidade sobre o tema do trabalho infantil e a necessidade de mobilização para combatê-lo. De lá para cá, diversos projetos ganharam destaque e alcançaram resultados, como o Acadêmico Padrinho Cidadão, o Elo da Solidariedade Empresarial, o Conhecer Belém e, mais recente, o Cineclube TRT8 / UFPA. No plano nacional, a ação desenvolvida no Círio inspirou as atividades que o TRT15 está realizando nas festividades de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Neste ano, alinhada ao tema principal, a campanha do TRT8 coloca Maria à frente da caminhada, conduzindo os jovens ao pleno desenvolvimento e ao direito de sonhar, desdobramento das atividades da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem suas ações focadas na construção de possibilidades do desenvolvimento dos talentos das mais de 2.000 crianças e jovens que têm participado das inúmeras atividades realizadas em diversos bairros de Belém.

A imagem da campanha tem chamado atenção, porque inova, mostrando a virgem nazarena descalça e vestida em cores que remetem à bandeira do estado do Pará. Além disso, a menina símbolo da campanha nacional contra o trabalho infantil, desenvolvida e coordenada pelo TST, que aparecia de costas, agora “ganhou um rosto”, de mãos dadas com a santa, junto a outro adolescente representante dos aprendizes, e outros tantos que seguem a virgem da evangelização.

Coordenadora Regional da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, ​a juíza do trabalho titular da 2ª VT de Belém, ​Vanilza Malcher, ​acompanhada de representantes dos voluntários do projeto, ​esteve na ​semana passada em visitas a diversos parceiros, como o grupo RBA de comunicação, o Sebrae, a Fiepa e a Fecomércio, que já sinalizaram a sua participação nas atividades da campanha, que será oficialmente lançada, no dia 19 de setembro, por ocasião da visita da imagem peregrinana, ao Tribunal Regional  do Trabalho da Oitava Região .

Antes de serem divulgadas para o público externo, a presidente do TRT8, Desembargadora Suzy Koury, teve a oportunidade de conhecer ​e aprovar ​a identidade da Campanha para o Círio de 2017.​ ​

Fonte: ASCOM TRT8