Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Cartaz do Círio 2017

 

“Estrela da nova evangelização ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.”

O cartaz oficial do Círio 2017, traz como destaque, pela primeira vez na história da festa, a bandeira do Pará como destaque. E, como é tradicional, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em primeiro plano.

Este ano a Imagem foi fotografada por Roberto Porpino de Oliveira, que faz parte da Diretoria de Recursos Socioeconômicos e Filantrópicos da Diretoria da festa de Nazaré. A composição do layout mais uma vez foi elaborada pela empresa Mendes Comunicação, que desde 1991 atua voluntariamente junto à Diretoria.

O cartaz apresenta em sua composição a forte a correlação entre a estrela solitária da bandeira paraense com a estrela de Belém, a Virgem de Nazaré – padroeira dos paraenses – e com o próprio tema do Círio deste ano: “Maria, Estrela da evangelização”. Pará e Círio são dois poderosos símbolos que se entrelaçam.

Com o Papa Francisco queremos suplicar: “Á Mãe do Evangelho vivente, pedimos a sua intercessão a fim de que este convite para uma nova etapa da evangelização seja acolhido por toda a comunidade eclesial. Ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé, e a sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja. Ela deixou-Se conduzir pelo Espírito, por um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade.”