Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Círio o ano inteiro

A Basílica Santuário está de portas abertas o ano inteiro para acolher os devotos de Nossa Senhora de Nazaré. O templo é a matriz da Paróquia de Nazaré e por isso recebe as atividades pastorais e também acolhe diversas programações.

Memória de Nazaré

Em 2012, a Diretoria da Festa de Nazaré inaugurou um espaço que homenageia Nossa Senhora e tenda mostrar um pouco dos aspectos do Círio, no Centro Social de Nazaré, ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré. O espaço abriga uma exposição permanente que conta a trajetória da festa. A mostra traz vários elementos, como fotos das romarias, mantos usados pela Imagem Peregrina e cartazes da festa ao longo dos anos, ex-votos tradicionais e também os inusitados, livros, réplicas da berlinda e da Imagem Peregrina, além de pedidos de romeiros.

Museu do Círio

O Museu do Círio foi criado pelo Governo do Estado em 1986 e reúne parte dos objetos que são carregados pelos fiéis durante o Círio. Em 2002 o espaço foi reinaugurado dentro do Complexo Feliz Lusitânia, no centro histórico da capital paraense. O Museu do Círio reúne um rico acervo documental que agrega mais 2 mil peças, divididas em dez coleções, que vão desde arte sacra do século XIX, arte popular de miriti, além de vários ex-votos e outros elementos dos Círios atuais.