Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Peregrinos de Nazaré

Tradicionalmente, dias antes da grande procissão, milhares de romeiros chegam a Belém a pé e de bicicleta de vários municípios, principalmente do nordeste do Estado para participar do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Eles caminham quilômetros, às vezes em grupos, outras vezes solitários, sem muita logística ou amparo. Pensando nisso, a Diretoria da Festa de Nazaré elaborou o projeto “Peregrinos de Nazaré, que visa oferecer apoio por meio da colaboração de diversos órgãos, como de segurança e saúde, além de inserir estas peregrinações no calendário oficial do Círio.

O projeto foi iniciado em 2016, contando com a Arquidiocese de Belém, a Diocese de Castanhal, Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), Polícia Rodoviária Federal (PFR), Polícia Rodoviária Estadual, e Secretaria de Saúde (SESPA).

Por meio da ação os percursos mais utilizados até Belém foram sinalizados com placas contendo a identificação do trajeto, indicando trânsito de pedestres e a distância até a Basílica Santuário de Nazaré. A Diretoria da Festa também produziu um folder contendo recomendações para os peregrinos e um mapa indicando as distâncias das principais rotas.

Cadastro

Para podermos identificar e prestar apoio aos grupos ou mesmo convocar outras pessoas a comporem os grupos já formados, solicitamos aos coordenadores e organizadores que preencham a ficha de inscrição abaixo e enviem para o email: secretaria@ciriodenazare.com.br.

Os grupos cadastrados receberão apoio logístico e depois da longa caminhada contarão com a recepção no Santuário de Nazaré e na Casa de Plácido.

A ideia é, com o cadastramento dos grupos, mobilizar para que mais pessoas ao longo das cidades como Marituba e Castanhal e ao longo de toda a Rota Turística Belém – Bragança, e região do salgado, possam abrir as portas de suas casas e estabelecimentos para dar algum tipo de amparo à caminhada dos promesseiros de Maria.

Solicitamos também que os grupos possam fazer download da marca oficial para utilizarem nas camisas que forem criadas para as peregrinações.

 

Download

Ficha de cadastro

Logomarca Peregrinos de Nazaré