Belém do Pará, segundo domingo de outubro

225º edição do Círio de Nazaré lota as ruas de Belém

A devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré é tão forte, que resistiu ao tempo, cresceu e reverberou para fora do estado e do país. Neste domingo, 08 de outubro, com o tema: “Maria Estrela da Evangelização”, a fé de milhões de pessoas foi representada num verdadeiro mar de gente pelas ruas de Belém, num percurso de 3,6 km que reconta, pela 225ª vez, a história do achado da Imagem de Nossa Senhora, que deu origem a uma das maiores manifestações religiosas do mundo: o Círio de Nazaré.

A procissão com saída da Catedral da Sé e destino à Praça Santuário de Nazaré teve início logo após a missa campal em frente à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio Dias, além de outros Bispos da Região. O trajeto na Praça Frei Caetano Brandão, seguindo pela Praça do Relógio, Av. Portugal, Boulevard Castilhos França, Av. Presidente Vargas e Av. Nazaré até a Praça Santuário.

Durante a caminhada, na altura da Av. Presidente Vargas, o Padre Giovanni Incampo, Pároco de Nazaré e um dos maiores percursores do Círio foi convidado a liderar o Núcleo da Berlinda, local em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai durante toda a procissão. Padre Giovanni é uma figura singular para a realização do Círio de Nazaré, criador da Guarda de Nazaré, das Peregrinações nos lares e de diversas outras ações que hoje são fundamentais durante a programação.

Após a chegada na Praça Santuário, uma missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Antônio de Assis Ribeiro e concelebrada pelos Padres Giovanni Incampo e Luiz Carlos Nunes Gonçalves, encerrou a 225º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré é uma realização conjunta da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Belém.

Para que o Círio seja realizado, a Diretoria da Festa conta com o apoio de empresas parceiras como: Armazém Paraíba, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Claro, Dufry, Grand Mercure Hotel, Gráfica Aquarela, Guaraná Cerpa, Hydro, Hospital Portal Dias, Ita Park, Reicom, Unimed Belém. As empresas Celpa, Eletronorte e Unama são apoiadores máster. Os apoiadores oficiais do Círio são: Affa Engenharia e & Arquitetura LTDA, Agência Eko, Albano Martins Advogados, Alucar locadora de veículos, Armazém Auto Serviços, Café Santa Clara, Ceape Microcrédito e Desenvolvimento, CS Belém Odontologia Especializada, Doceria Amorosa, Escritório Dr. Antônio Pereira, FAEPA/ Federação do Comércio, Laboratório Beneficente de Belém, Latam, Logos Turismo, Lotus Administração, Marko Engenharia, Máxima Segurança, Polaris, Pomme D’or, Posto Tamandaré, Quadra Engenharia, Rommanel, Simineral, Studio Novitá, Transcidade (Cidade Limpa) e Ultragaz.

Texto: Aline Andrade

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

2 thoughts on “225º edição do Círio de Nazaré lota as ruas de Belém

  1. Foi belíssimo a procissão do Círio deste ano! Todos estão de parabéns! Que Nossa Senhora seja sempre homenageada por ser a Mãe de Jesus, aquela que por primeiro acreditou e disse sim ao plano de salvação do nosso Pai! Viva Nossa Senhora de Nazaré!

    • Palavras iluminadas!
      Pura verdade, que nossa senhora nos de força para praticar a mensagem que o círio nos transmite, União, amor, respeito ao próximo e muito mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *