Belém do Pará, segundo domingo de outubro

27ª Romaria das crianças foi lançada neste sábado, 26

A Romaria é uma das 12 oficiais da Quadra Nazarena e é organizada pela Diretoria da Festa

Neste sábado, 26 de agosto, uma missa na Basílica Santuário de Nazaré, marcou o lançamento da Romaria das Crianças e a versão do cartaz oficial do Círio para a Romaria.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves. Estavam presentes crianças representando escolas, pastorais, a Guarda Mirim de Nazaré, catequese e órgãos de assistência infanto-juvenil da capital paraense. A animação da celebração foi realizada pelas crianças que integram o Coral “Cantinho São Rafael”, uma das instituições assistidas pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN).

Em sua homilia, Padre Luiz Carlos falou sobre a importância de guiar os pequenos ao reino dos céus. “Jesus, sendo filho de Maria e José, nos ensinou que é na humildade e simplicidade de uma criança que alcançaremos o Reino do Céu. Crianças são a herança, o prosseguimento e a confirmação da família por isso é nosso dever encaminhá-los à Jesus, com o amor de Maria e a dedicação São José.”

A ilustração do cartaz foi elaborada pelo artista, Emanuel Ferreira, como sugestão do Reitor da Basílica e Presidente da Diretoria do Círio, Padre Luiz Carlos N. Gonçalves. O artista destaca que ao criar a versão infantil do cartaz oficial do Círio para a Romaria das Crianças deste ano foi “uma viagem no tempo em que minha mãe juntava minhas mãozinhas para rezar para o “papai e a mamãe do céu” e de ter a inocência das brincadeiras na calçada em frente ao portão de casa. Foi um desafio no mínimo atrevido, mas que humildemente e guiados pelas mãos de Nossa Senhora, pude desenvolver uma peça que fala aos olhos de uma criança”.

A Romaria – No primeiro domingo após o Círio de Nazaré, é a vez das crianças irem às ruas prestar suas homenagens a Nossa Senhora. A Romaria foi criada com o objetivo de construir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos começa às 8 horas da manhã, saindo da Praça Santuário e percorrendo várias ruas do bairro de Nazaré. Em 2016 o cortejo reuniu, de acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 500 mil pessoas. Possuiu um trajeto de 2,8 Km que são percorridos em aproximadamente 2h.

História – Tudo começou com o Barnabita Pe. Paulino Brambilla (in memorian) que criou a primeira caminhada das crianças em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, no ano de 1988, que consistiu em uma volta em torno da Praça Santuário devido o grande número de crianças presentes naquele domingo.

A primeira Romaria oficial das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes. Em 1994, o andor foi substituído pelo “cibório” colocado em um carro. Desde 1999 os quatro carros dos anjos e um carro de promessa passaram a fazer parte da procissão. Até 1999, eram as esposas dos diretores da Festa de Nazaré que providenciavam tudo: desde a decoração até os atos litúrgicos.  Em 2000, Padre Francisco Silva, Superior Geral dos Barnabitas, pediu que a equipe de catequese da Paróquia de Nazaré assumisse uma maior participação na organização da romaria.

Texto: Andreia Teixeira e Aline Andrade

Fotos: Aline Andrade

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *