Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Amor e devoção conduzem a criação e execução do Manto 2018

A peça já está sendo confeccionada

O Círio é um momento organizado para todos os corações devotos de Nossa Senhora de Nazaré. É tudo muito bem elaborado, tendo à frente a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Basílica Santuário e a Arquidiocese de Belém. Um trabalho que é desenvolvido ao longo de todo o ano: assim que termina um Círio, começa o planejamento para o ano seguinte.

Faltando menos de três meses para a quadra nazarena, a preparação para a grande festa segue em ritmo acelerado, cuidando de cada detalhe, dentre os quais um dos maiores símbolos do Círio, o manto que veste a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A peça começou a ser elaborada no mês de março.

Para este ano o casal coordenador da Diretoria do Círio, Cláudio e Lilian Acatauassú, convidaram as estilistas, Celeste Heitmann, para criar o desenho e Kathia Novellino para a confecção.

Celeste Heitmann conta sobre a emoção ao receber o convite. “Nossa! meu coração parou. Nunca imaginei um dia estar vivenciando este momento tão importante, que é fazer parte da confecção do Manto para vestir Nossa Senhora em sua grande festa. Tem 15 anos que os peregrinos vestem minhas camisas com minhas criações e pinturas, mas vestir Nossa Senhora nunca passou pela minha cabeça”.

Equipe responsável pela confecção do Manto

E relembra como foi o momento: “Na verdade o encontro em meu Atelier foi para receber a encomenda da criação de um pingente de Nossa Senhora para a Diretoria, falamos de vários momentos da festa e do tema que Dom Alberto Taveira tinha escolhido para 2018. Foi quando comentei com a Lilian Acatauassú e Ana Mendes que tinha nascido no dia de Nossa Senhora de Anunciação, vi que a Lilian ficou pensativa e me perguntou, se eu me imaginava criando o Manto. Nunca, foi minha resposta. Foi um choque de emoção, e claro que não hesitei ao dar o sim em meio as lágrimas das três, com agradecimento e uma Ave Maria. O mais lindo foi ouvir que eu fui escolhida por Nossa Senhora. Posso dizer que ‘lacrei’ minha vida artística, embora quero curtir por muitos anos minha família e meus amigos, concluiu a estilista.

A execução da peça ficou a cargo de uma das mais renomadas estilistas de Belém, Kathia Novellino. Ela fala sobre sua relação e como você vivencia o Círio de Nazaré: “Como todo Paraense o Círio já nasce dentro de você, Nossa Senhora faz parte do DNA do Paraense e por isso o mês de Outubro é tão especial. Belém se desperta e vai dormir em festa com a cidade cheia, de pessoas diferentes, com fogos e muita música. Adoro o autofalante preso às mangueiras que trazem desde cedo os cantos e o barulho dos fogos sinalizando que Nossa Senhora está visitando alguma instituição ou simplesmente percorrendo as ruas nos dias que antecedem o Círio”.

O diário da composição do manto

Ao ser convidada para a tarefa de adornar a Rainha da Amazônia, Kathia lembra da devoção pela Virgem de Nazaré: “Venho de uma família católica e devota de Nossa Senhora. Em 2006 minha saudosa mãe, Paula Novellino Monteiro de Castro, foi convidada para confeccionar o manto e foi um ano muito especial para nossa família. Esse ano certamente já está sendo muito importante, pois quando a querida Lilian Acatauassú me fez o convite fiquei muito assustada, pois nunca tive esta pretensão. Depois veio o choro, nosso choro, pela emoção de ambas”, afirmou.

Sobre ver a Imagem Peregrina com a peça desenvolvida por ela:”Não sei o que sentirei no momento em que verei Nossa Senhora vestida com o manto que terá passado pelo menos 4 meses junto a mim. Muitos amigos queridos de fora de Belém já confirmaram presença e isso já é fato suficiente para começar a emoção desde agora” concluiu.

O inspirado trabalho das mãos habilidosas destas duas devotas poderá ser conferido na cerimônia de apresentação do Manto no dia 11 de outubro.

 

Texto: Andreia Teixeira

Fotos: Aline Andrade e e Andreia Teixeira

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

0 thoughts on “Amor e devoção conduzem a criação e execução do Manto 2018

  1. Parabéns a toda equipe. Parabéns a artista plástica Celeste Heitmann que conheço e executa o seu trabalho com dedicação de corpo, coração e alma. Admiro muito todo o vosso trabalho. Parabéns muitos parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *