Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Aproximadamente dois mil fieis participaram da Manhã de Formação, no Hangar

Aproximadamente dois mil fieis participaram da Manhã de Formação dos Dirigentes de Peregrinação realizada no Hangar Centro de Convenção da Amazônia, neste último domingo, dia 27. Este é um momento de preparação espiritual para os voluntários que participarão das peregrinações nos lares e comunidades da Arquidiocese de Belém  formado por sete regiões episcopais.

Durante o evento, as pessoas participaram de um momento de espiritualidade e orientações, além de receberem o Livro das Peregrinações que tem o mesmo tema do Círio deste ano, “Maria Estrela da Evangelização”. Segundo o Padre João Paulo, Arquidiocesano, o tema escolhido já foi explicado há tempos pelo Papa VI que foi quem deu este título a Nossa Senhora. “O Papa VI chamou Nossa Senhora de Estrela da Evangelização pra que ela nos guie e nos ensine a evangelizar com amor e devoção. O objetivo específico, este ano, é que sigamos o exemplo de Maria e que sejamos evangelizadores”, explicou.

O material é preparado com antecedência e o conteúdo é revisado cuidadosamente pelos responsáveis por esta função. De acordo com o Diretor de Evangelização, Jorge Xerfan, a preparação inicia quando “Dom Alberto Taveira Correa anuncia o tema do Círio do ano seguinte que, como se sabe, este ano é, Maria, Estrela da Evangelização e, juntamente a isso, ele entrega o material que contém, além de breves comentários a respeito do assunto, o título dos 15 Encontros que compõe o Livro das Peregrinações”, disse.

Para o Diretor Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Roberto Souza, as peregrinações representam a Palavra de Deus. “Os livros de Peregrinações foram entregues hoje e amanhã na Missa do Mandato estaremos prontos para irmos conforme Jesus nos orientou, de casa em casa, de comunidade em comunidade, levando a Palavra do Senhor. Então é um momento de agradecermos a todos aqueles que colaboraram para a preparação desse o livro e na organização desse evento”.

Após o término da programação, foi realizada uma Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Corrêa, onde o novo Bispo Auxiliar, Antônio Assis realizou uma benção final com a Imagem Peregrina de Nazaré.

No ano passado, o encontro reuniu pouco mais de 1.400 participantes na Assembléia Paraense, onde estiveram presentes pessoas de quase todas as paróquias da Arquidiocese de Belém e de Comunidades Católicas, bastante envolvidas com o trabalho de formação dos dirigentes. O Livro de Peregrinações, também, está disponível tanto no aplicativo “Círio de Nazaré” para IOS e Android, quanto no site www.ciriodenazare.com.br .Os representantes de paróquias e comunidades que faltaram podem adquirir o kit de evangelização na Loja Lírio Mimoso.

Texto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré, com informações da Agência Eko

Foto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *