Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Descida da Imagem Original será neste sábado (26)

Um dos momentos mais aguardados da programação do mês mariano e das comemorações da elevação da Basílica de Nazaré a categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém vai acontecer neste sábado (26): a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, do Glória. O momento será durante a Santa Missa das 17h, na Basílica Santuário de Nazaré, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O momento emocionante acontece apenas duas vezes ao ano, nos meses de maio e outubro, onde os devotos podem ficar ainda mais perto da Imagem encontrada, às margens do Igarapé Murutucu, por Plácido José de Sousa, em 1700.
Devoção por Nossa Senhora de Nazaré. Segundo o conto popular, após encontrar a Imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murutucu, Plácido a levou para casa, onde não a encontrou no dia seguinte. Voltando ao Igarapé, a Imagem estava lá.
Tentando várias vezes tirá-la dali, Plácido sempre a encontrava de volta no mesmo lugar. Levada à Capela do Palácio do Governo da Província, a Imagem foi guardada e vigiada por militares. Sob escolta, ainda assim desapareceu. O povo entendeu, então, que essa era a vontade da Santa, permanecer no Igarapé. Na época, a comunidade católica de Belém construiu a primeira ermida às margens do Igarapé Murutucu. Assim iniciou a devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré.

Venha viver e participar deste momento especial! A Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré estará mais próxima dos fieis até esta quarta-feira (30) na Basílica Santuário de Nazaré.

 

Texto: Yêda Sousa – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *