Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou Portel

No último final de semana, dias 11 e 12 de agosto, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve na cidade de Portel, no Marajó, para participar do Círio do município. A comitiva formada por integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e Guarda de Nazaré desembarcou no estádio municipal Felizardo Diniz, saindo em procissão até a Igreja Matriz. A Imagem ficou na igreja para visitação durante todo o dia e, às 18h, tem início a missa com todos os missionários da Iniciação da Vida Cristã.

Ainda no sábado, teve a Trasladação, com a procissão saindo da Igreja Matriz até a Capela do Divino Espírito Santo. No domingo, dia 12, às 6h, tem início a missa na Igreja Divino Espírito Santo e, logo em seguida, o Círio, encerrando com outra missa na Igreja Matriz. Às 14h, aconteceu uma caminhada da equipe de servos e a comunidade até o Estádio Municipal para o retorno da Imagem Peregrina, logo após a última missa na Matriz.

De acordo com informações dos organizadores da Festa de Portel, a festividade encerra no dia 26 de agosto, com procissão e missa de encerramento, seguida de show do cantor Davison Silva e fogos. A programação litúrgica segue os mesmos padrões do Círio de Nazaré em Belém, Vigia e Bragança, que tem mais de 15 dias de missas, novenas, terços, alvoradas, além da programação cultural.

As visitas às cidades do interior servem para evangelizar e divulgar a Festa de Nazaré. A próxima visita para fora do Estado será para o Rio de Janeiro, nos dias 30 de agosto, 1 e 2 de setembro.

Texto: Agência Eko
Fotos: Delson Soares e Rubenilson Miranda.