Missa do Mandato deu início as peregrinações para o Círio 2018

A 226º edição do Círio de Nazaré teve início oficialmente nesta segunda-feira (27), com a celebração da Missa do Mandato.
A missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e concelebrada pelos Padres Barnabitas Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves e Giovanni Maria Incampo.

A partir desta solenidade, começam as peregrinações com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses, com o objetivo de preparar espiritualmente os devotos para mais um Círio em honra a Rainha da Amazônia!

Atualmente mais de cinco mil grupos de peregrinações são formados nas diversas paróquias que compõem a Arquidiocese de Belém e dioceses vizinhas. Cada grupo recebe um kit contendo uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, cartazes do Círio e um livreto com os roteiros dos 15 encontros preparados pela Diretoria da Festa. Mais de 110 mil casas são percorridas pelos missionários e ao final, as imagens são sorteadas entre as famílias participantes.

As peregrinações em família começaram a ser realizadas em 1972, organizadas pelo então e atual Pároco de Nazaré, Padre Giovanni Maria Incampo. O gesto de evangelização que teve início com apenas algumas pessoas no primeiro ano, logo no ano seguinte foi espalhado para toda a Arquidiocese, a pedido do Arcebispo à época, Dom Alberto Gaudêncio Ramos, que viu nas peregrinações uma grande oportunidade de levar a mensagem do Evangelho às famílias, fazendo com que se unissem para orar, meditar e louvar a Deus.

Viva Nossa Senhora de Nazaré!

Fotos: Aline Andrade e Andreia Teixeira – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *