Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Organização

O Círio é um momento organizado para reunir todos os corações devotos de Nossa Senhora de Nazaré. É tudo muito bem elaborado, tendo à frente a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Basílica Santuário e a Arquidiocese de Belém. Um trabalho que é desenvolvido ao longo de todo o ano: assim que termina um Círio, começa o planejamento para o ano seguinte.

A a primeira procissão do Círio foi realizada em 1793, pelo então governador, Francisco de Souza Coutinho, saindo do Palácio do Governo. Depois, irmandades e confrarias passaram a ser responsáveis pela organização da romaria. Apenas em 1910 a Diretoria da Festa de Nazaré foi oficialmente criada, com o proposito de organizar o evento, a partir de um estatuto que definiu as obrigações de cada integrante. O grupo era formado apenas por homens até 1979, quando Padre Luciano Brambrilla, então Pároco de Nazaré e Presidente da Diretoria, nomeou para exercer a função de tesoureira a Irmã Martha Bechir Elias.

Atualmente, de acordo com o estatuto, a Diretoria da Festa é formada por 36 casais católicos e por religiosos da Basílica que fazem parte do Conselho Consultivo, da Diretoria Colegiada e das Diretorias Executivas. O Conselho tem à frente o Arcebispo Metropolitano de Belém e é composto pelo Presidente, Reitor da Basílica Santuário de Nazaré; pelo Superior Provincial Barnabita; pelo Pároco de Nazaré; pelo Coordenador da DFN do biênio atual; pelo Coordenador do biênio anterior; e pelo Diretor Secretário. Além disso há também as Diretorias Colegiada e a Executiva. No Total são 75 participantes. No mês de dezembro cada Diretoria Executiva apresenta um plano anual de trabalho com um cronograma de execução e previsão orçamentária para o ano seguinte.

Para cuidar dos trabalhos a Diretoria possui um espaço específico no Centro Social de Nazaré. Também é trabalho do grupo a manutenção do Centro Social de Nazaré, estacionamento, Praça Santuário e Concha Acústica, além da revisão e reparos dos carros de promessas e da Berlinda, bem como do sistema de sonorização das ruas que fazem parte do trajeto do Círio.

Nos últimos anos a preocupação com a preparação espiritual dos diretores tem se intensificado. São promovidos encontros de espiritualidade uma vez a cada mês e todas as semanas, às segundas-feiras, ocorre a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Além disso, no segundo domingo de cada mês, a Diretoria fica responsável pela organização da Missa das 10h na Basílica Santuário e são realizados ainda retiros espirituais no primeiro e no segundo semestre durante o ano. Dois eventos promovidos pela Diretoria da Festa foram inclusos na programação oficial da Quadra Nazarena: a recitação das “Mil Ave-Marias”, que acontece no dia 13 de agosto na Basílica Santuário; e na semana que antecede o Círio, a “Vigília de Adoração ao Santíssimo” com 48 horas de duração, na Capela Bom Pastor.

A DFN é responsável também pela promoção de outros eventos, como as peregrinações da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em Belém e outros municípios e estados. E, como forma de homenagear as mães e os pais e ainda angariar recursos para o Cantinho São Rafael, iniciativa mantida pelas Obras Sociais da Paroquia de Nazaré, são organizados todos os anos dois eventos bastante concorridos: o “Mamãe vai dançar” e a “Feijoada do Papai”, nos meses de maio e agosto, respectivamente.

Apesar de a Diretoria ser um grupo essencialmente formado por homens, as esposas dos diretores também têm papel essencial na definição dos detalhes da Festa, como a organização do Concurso de Redação, a decoração da berlinda nas procissões e da Praça Santuário, a produção do manto de Nossa Senhora de Nazaré e apoio aos eventos que antecedem a festa, além da coordenação da Creche Cantinho São Rafael, em Ananindeua.

 

Diretoria da Festa de Nazaré biênio 2016 – 2017

CONSELHO CONSULTIVO
Presidente Dom Alberto Taveira Corrêa
Presidente da Diretoria da Festa Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves
Provincial Barnabita Pe. José Adelson Ramos das Mercês
Pároco de Nazaré Pe. Giovanni Incampo
Diretor Coordenador Círio 2017 Roberto Mauro Santos de Souza
Diretor Coordenador Círio 2014/2015 Jorge Xerfan Neto
Diretor Secretário 2017 Albano Henriques Martins Júnior

 

DIRETORIA COLEGIADA
Diretor Presidente Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves
Diretor Coordenador Roberto Mauro Santos de Souza
Diretores Beneméritos (Vide Diretores Beneméritos)
Diretorias Executivas (Vide Diretorias Executivas)

 

DIRETORIAS EXECUTIVAS

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA
Diretor Coordenador Roberto Mauro Santos de Souza
Diretor Secretário Albano Henriques Martins Júnior
Diretor Assessor Jurídico Antonio Flávio Pereira Américo
Diretor Financeiro Humberto Catunda de Moura Filho

 

DIRETORIA DE DECORAÇÃO
Diretor Responsável Pedro Antônio Mufarrej Hage
Diretores Membros Gleidson Dias Figueiredo
Paulino de Carvalho Barros Júnior
Thiago Luis Silva de Menezes

 

 

DIRETORIA DE EVANGELIZAÇÃO
Diretor Responsável Jorge Xerfan Neto
Diretores Membros Carlos Sérgio Fernandes da Silva
Cassio Caldato
José Roberto Pereira Damasceno
Maurício Bitar de Mesquita
Roberto de Oliveira Corrêa

 

DIRETORIA DE EVENTOS
Diretor Responsável Claudio Tobias Acatauassú Nunes
Diretores Membros Alcyr Moraes de Souza
Emílio de Angelis Vallinoto
Renato Rodrigues Corrêa

 

DIRETORIA DE MARKETING
Diretor Responsável Oswaldo Diniz Mendes
Diretores Membros Antonio Cesar Azevedo Neves

 

DIRETORIA DE PROCISSÕES
Diretor Responsável Antonio Luis Ferro de Souza
Diretores Membros Franco Marcial Gomes Barreto
Mário José Tuma Junior
Ronaldo Pinheiro de Souza

 

DIRETORIA DE PATRIMÔNIO
Diretor Responsável Augusto Cezar Almeida Vasconcelos
Diretores Membros Antônio Massoud Salame
Rodolfo Telles Kalume
Rodrigo da Silva Cardoso

 

DIRETORIA DE RECURSOS SÓCIO-ECONÔMICOS E FILANTRÓPICOS
Diretor Responsável João Roberto Barros da Silva
Diretores Membros Alexandre Albuquerque Chaves
Arnaldo da Silva Pinheiro
Emanuel Conceição Resque Oliveira
Roberto Porpino de Oliveira
DIRETORES BENEMÉRITOS
Antonio Cesar Azevedo Neves
Arnaldo da Silva Pinheiro
Augusto Cezar Almeida Vasconcelos
Gleidson Dias de Figueiredo
Oswaldo Diniz Mendes