Belém do Pará, segundo domingo de outubro

Criado pela a Diretoria da Festa de 2012 em homenagem à Rainha da Amazônia, o espaço está instalado ao lado da Casa de Plácido e abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu momento mais importante no Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.

Em 2013, após uma breve reforma, o espaço recebeu novos elementos, entre eles mantos que foram revitalizados pela equipe da historiadora Rosa Arraes, curadora da exposição; fotos da visita da Imagem Peregrina a Portugal e também a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um presente do cantor Daniel para a Diretoria da Festa.

Para visitações a este e outros espaços como a Basílica Santuário de Nazaré, Casa de Plácido, Capela bom Pastor e Estação dos Carros, a Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré (Pastur) implantou um trabalho com jovens voluntários que recebem formação técnica para acompanhamento e monitoria.

 

Serviço

O espaço Memória de Nazaré fica localizado no térreo do Centro Social de Nazaré (ao lado da Casa de Plácido)

Funcionamento de segunda à sexta das 9h às 12h e 14h às 18h

Aos sábados e domingos mediante agendamento prévio

Agendamento de visitas: pasturbasilicadenazare@gmail.com

(A taxa simbólica de manutenção deve ser paga na entrada, com meia entrada para estudante)