Círio o ano inteiro

Círio o ano inteiro

    A Basílica Santuário está de portas abertas o ano inteiro para acolher os devotos de Nossa Senhora de Nazaré. O templo é a matriz da Paróquia de Nazaré e por isso recebe as atividades pastorais e também acolhe diversas programações.

    

Memória de Nazaré


    Em 2012, a Diretoria da Festa de Nazaré inaugurou um espaço que homenageia Nossa Senhora e tenda mostrar um pouco dos aspectos do Círio, no Centro Social de Nazaré, ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré. O espaço abriga uma exposição permanente que conta a trajetória da festa. A mostra traz vários elementos, como fotos das romarias, mantos usados pela Imagem Peregrina e cartazes da festa ao longo dos anos, ex-votos tradicionais e também os inusitados, livros, réplicas da berlinda e da Imagem Peregrina, além de pedidos de romeiros.




    Funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Sábados, domingos e feriados, sob agendamento



Museu do Círio

   Criado em 9 de outubro de 1986, pelo Governo do estado do Pará, e reinaugurado em dezembro de 2002, o Museu do Círio integra o Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha.

    Possui um rico acervo documental que Círio retrata a história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação religiosa do Estado do Pará e uma das maiores do Brasil e do Mundo, celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará e tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

      

     

    O acervo contempla as vertentes histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças. Nesta coleção podem ser vistos desde arte sacra do século XIX, o artesanato de  miriti e o acervo escultório de ex-votos No local também estão preservados os mantos usados pelas imagens de Nossa Senhora de Nazaré que passaram a ser guardados desde a década de 1980. Todos os anos o acervo é renovado após a grande romaria do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro.

     

    O Museu do Círio está localizado na Rua Padre Champagnat e funciona de terça a sexta das 10h às 17h e aos finais de semana e feriados abre das 9h às 13h.


Contatos:

(91) 4009-8669

e-mail: sim.educacao@gmail.com

Expediente: 

Funciona de terça a sexta - das 10h às 17h. Sábado, domingo e feriado de 09h às 13h.

Endereço: 

Rua Padre Champagnat

Fonte: http://www.secult.pa.gov.br/content/museu-do-cirio