227ª edição do Círio de Nazaré será encerrada neste domingo (27)

A festividade nazarena reuniu durante 15 dias, mais de 400 mil pessoas na Basílica Santuário

Após 15 dias de romarias, homenagens e inúmeras celebrações na Basílica Santuário, mais uma edição do Círio de Nazaré chega ao fim. A cerimônia de encerramento acontece neste domingo (27) com Santa Missa presidida por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Emérito do Marajó – PA.

Logo após a celebração, representantes do clero e da Diretoria da Festa de Nazaré irão para a Casa de Plácido. O momento será para o anúncio do novo casal coordenador do biênio 2020/2021 e o tema do Círio 2020. O tema, inclusive, apresentado aos fiéis na Praça Santuário através de um vídeo que será projetado na fachada da Basílica Santuário. Parar encerrar a programação acontecerá o show das cores com o tradicional espetáculo pirotécnico, por volta das 22h, com 10 minutos de duração. Serão disparadas 2.580 fogos. O material foi fornecido pela empresa Piroshow Fire System, de Belém.

Segurança

Visando sempre a segurança de todos que participam da programação, os Padres Barnabitas juntamente com a Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado e Prefeitura de Belém montaram uma força tarefa para o encerramento da festividade. Cerca de 1.500 profissionais entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, agentes da SEMOB e cruz vermelha estarão nas ruas do entorno, dando apoio à população.

Outra medida de segurança tomada no encerramento da festa foi o bloqueio para o acesso de veículos das vias das áreas próximas à Praça Santuário de Nazaré. Esta ação vai permitir que os fiéis possam concentrar-se com mais facilidade para assistir ao espetáculo pirotécnico.

Segundo a SEMOB, o perímetro localizado próximo à Basílica de Nazaré será interditado para a queima de fogos a partir das 16h. Os pontos interditados serão a Av. Governador José Malcher com a Generalíssimo Deodoro e com a Vila Leopoldina, Av. Nazaré com a Tv. Rui Barbosa, e Av. Gentil Bittencourt com as Tv. Quintino Bocaiúva e 14 de Março. As linhas de ônibus que transitam ao longo da Av. Nazaré, rumo ao bairro de São Brás, terão os itinerários desviados a partir da Rui Barbosa, em direção à Gentil Bittencourt, a destino. Já as linhas que passam pela Quintino Bocaiúva, em direção à Av Visconde de Souza Franco, também deverão desviar para a Gentil Bittencourt, em seguida subir pela Tv. 14 de Abril, retornar para a Governador José Malcher, até a Av. Visconde de Souza Franco, a destino.

Arraial de Nazaré

A partir de 21h o Parque Ita ficará fechado para acesso do público, por recomendação do Corpo de Bombeiros, reabrindo somente na segunda-feira (28).

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, CLP Locações e Eventos/ Trios Faraó, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.

Texto: Aline Andrade (com informações da Agência Eko)