Abertura Oficial do Círio de Nazaré 2018 – por Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves

Saúdo a todas as autoridades civis e eclesiásticas, aqui persentes ou representadas.

Hoje damos a largada oficial para a realização do Círio 2018. Já são 226 anos desta extraordinária história de devoção, amor e fé. A Virgem Mãe, no seu cântico profético disse: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.

Foram muitas as gerações que nos precederam ao longo destes anos. Nossos antepassados receberam e transmitiram a nós a fé em Deus e amor filial e apaixonado pela Virgem de Nazaré. Por isso também nós, desta geração, queremos proclamá-la “cheia de graça”, “Bendita entre as mulheres”, “nossa Mãe”, “nossa Rainha”, em diversos momentos: singrando às águas da Baía do Guajará, pelas ruas, vielas, pelas avenidas, esquinas e praças de Santa Maria de Belém e sobretudo na Grande Procissão do Círio de Nazaré, sob as sombras de nossas verdes e generosas mangueiras.

As imagens que compõem o cenário do Círio já povoam nossas mentes e fazem palpitar os nossos corações, pois grande é também a nossa expectativa, nós integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré, que recebemos esta árdua, mas ao mesmo tempo gratificante missão de organizar este colossal evento.

Neste momento a nossa sensação é aquela do dever cumprido, pois tudo foi avaliado, pensado, programado e, sobretudo, sustentado pela fé e a oração.

Temos a serenidade e a confiança de quem tudo fez por amor a Virgem de Maria, para a glória de Deus e para o bem do próximo. Temos consciência de sermos apenas instrumentos, humanamente frágeis, mas úteis, pela graça e pela força de Deus.. “Tudo posso naquele que me fortalece”, nos ensina o Apóstolo Paulo.

Mais um Círio irá acontecer: será novamente uma exuberante manifestação de fé e coroada de êxito. Disso temos certeza, pois todos os anos esse milagre se repete. Isso demonstra que se trata de algo da vontade divina em primeiro lugar, mas é também o resultado da colaboração e participação efetiva de milhares de voluntários, colaboradores e apoiadores, de irmãos e irmãs na fé que fazem seu sacrifício e contribuem para o êxito da maior procissão católica do planeta.

 

Muito obrigado e Feliz Círios a todos e a todas.

 

 Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves

Reitor da Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *