Círio 2017: Diretoria da Festa realizou 23º Concurso de Redação

“A relação do povo do Pará com a sua Santa Protetora – Nossa Senhora de Nazaré”, esse foi o tema do 23º Concurso de Redação do Círio 2017, realizado pela diretoria de evangelização da Diretoria da Festa.  Foi desenvolvido um texto em prosa com no mínimo 12 e máximo 30 linhas. Antes do horário de início da prova todas as regras foram explicadas, para que não houvesse dúvidas que levassem os alunos ao erro.  O tema da redação busca sempre abordar algo que remete o Círio do ano, e o deste teve relação com o Cartaz Oficial do Círio 2017. A bandeira  do Pará, que tremula atrás da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é a representação dos paraenses que caminham em direção a ela.

Além de ser uma preparação que antecede o vestibular, também é uma ferramenta de evangelização que aproxima os jovens do convívio em igreja. Segundo o Diretor Coordenador do Círio, Roberto Souza, as redações são emocionantes. “Temos como resultado belíssimas redações. Jovens que tem uma relação com Nossa Senhora. Emociona quando a gente vê o resultado por se deparar com essa intimidade, essa aproximação e essa devoção por Nossa Senhora, isso é muito importante”, comentou.

Ainda segundo Roberto, toda a equipe da Diretoria participa da organização do concurso e se dedicam a trazer uma aproximação do que os jovens irão fazer no vestibular e o Cesupa – Centro Universitário do Estado do Pará, além de doar todo o material, também disponibiliza professores para corrigirem as redações voluntariamente, em parceria com a Diretoria da Festa.  Em 2017, Lilian Acatauassu e o escritor e jornalista João Carlos Pereira completam quinze anos a frente do concurso.

O Pároco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo agradeceu aos alunos que levantaram cedo no domingo do dia 17 e se disponibilizaram a participar do certame que aconteceu no Centro Social de Nazaré. O Reitor da Basílica Santuário e Presidente da Diretoria da Festa, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves também esteve presente. Foi oferecido lanche para os estudantes, muitos deles se deslocaram de outros municípios para participarem desse momento, uma forma da Diretoria conforta-los e preparar um ambiente agradável.

O resultado dos três primeiros lugares será divulgado no site oficial do Círio e na sede da Diretoria da Festa, na Abertura Oficial do Círio 2017, dia 03 de outubro.

Texto e fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

3 respostas
  1. Ana Maria Della Torre
    Ana Maria Della Torre says:

    Sou de Curitiba e visitei Belém no início deste mês, confesso q me apaixonei por tudo o q conheci aí : a cultura, a culinária, a belíssima Igreja de Nsa Sra de Nazaré, o Forte do Presépio, o Museu de Artes Sacras , Estacao das Docas e tantas outras mas principalmente a amabilidade das pessoas, sempre com um sorriso e muita simpatia.

    Responder
  2. Cristiane Carvalho
    Cristiane Carvalho says:

    Estava tudo bem organizado pela direção, que deram um excelente tratamento aos pais dos alunos,dando máxima atenção e tentando a todo momento nos tranqüilizar.
    Amei essa organização, foi tudo maravilhoso e sem contar no café da manhã que estava tudo gostoso.
    Estão de parabéns!!!!

    Responder
  3. Geisa Hossokawa Eguchi Neves
    Geisa Hossokawa Eguchi Neves says:

    Participei do Concurso de redação do Círio no ano de 1996. Cursava o segundo ano do segurndo grau no colégio Salesiano do Carmo. Lembro como estava difícil terminar a redação e da janela do Centro Social, local da prova, dava para ver a Basílica. .. Pedi a Nossa Senhora que me ajudasse a terminar a redação e tenho certeza que Ela ouviu minha prece e intercedeu junto a Jesus por mim. E muito mais que eu esperava, ganhei o terceiro lugar e outro aluno do colégio do Carmo tirou o primeiro lugar. No dia da premiação o diretor do colégio, o Pe. Gilberto Cuccas, nos presentiou com bolsa integral para o ano seguinte, que seria do meu vestibular. Meu pai estava desempregado naquela época e a bolsa de estudo me ajudou muito. Hoje sou médica e agradeço a Deus a a Nossa Senhora de Nazaré por essa bênção em minha vida!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *