Círio 2018: Primeira das 12 romarias foi iniciada nesta sexta-feira (12)

Traslado Ananindeua-Marituba é a maior procissão em tempo e extensão da programação nazarena

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré já está pelas ruas de Belém! Na manhã desta sexta-feira (12) teve início a maior procissão, em tempo de duração e extensão, da Festividade da Rainha da Amazônia: o Traslado Ananindeua-Marituba. A programação teve início com uma missa na Basílica Santuário presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman.

Durante a celebração, Dom Irineu agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dos jovens na Igreja, convidando à todos para viver de forma intensa os 15 dias da quadra nazarena: “Para este Círio em especial, quero solicitar a presença dos jovens, que com sua força e vitalidade se permitam viver a fé e a devoção à Nossa Senhora de Nazaré nestes dias de festa em Belém”.

Após a celebração, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada em uma berlinda pelo Diretor de Procissões do Círio, Antônio Sousa, onde segue em procissão no carro da Polícia Rodoviária Federal.

Um dos momentos mais emocionantes foi a parada no Hospital Ophyr Loyola, onde a Imagem da Rainha da Amazônia recebeu diversas homenagens. O grupo católico Ministério Seráfico, que se apresenta há cinco anos em frente ao Hospital, mais uma vez marcou presença entoando canções à Virgem de Nazaré. O Ministério Seráfico também estará na programação do Círio Musical, a apresentação do grupo será na próxima quarta-feira (17) na Concha Acústica da Praça Santuário.

O Círio de Nazaré é uma realização da Basílica Santuário, Arquidiocese de Belém, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré