Círio 2018: Projeto Eco Círio já está funcionando aos arredores da Basílica Santuário

Pensando no bem estar dos fiéis que transitam pelos arredores da Basílica Santuário e em proteger o meio ambiente, o Projeto Eco Círio, promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré (DNF), já está funcionando. A ação tem como objetivo estimular todos os frequentadores do arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos e promover a conscientização ambiental. Vários cestos de lixo foram distribuídos pelo Arraial de Nazaré para que o local esteja sempre limpo.

Desde o ano passado o projeto conta com a parceria do ECOCELPA, iniciativa de eficiência energética das Centrais Elétricas do Pará (CELPA), que atende a população durante a quadra nazarena, estimulando a responsabilidade ambiental.

Com o Projeto ECOCELPA, os clientes podem trocar resíduos recicláveis por bônus em sua conta de energia, ou ainda, praticar um ato de solidariedade, doando seus bônus para o Cantinho São Rafael, instituição social mantida pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré.

Os resíduos separados em casa devem ser higienizados e separados de acordo com o material.

O que eu posso reciclar?

 

Plásticos: garrafas de refrigerante, água mineral, óleo, vinagre, plástico duro (embalagens de shampoo, produtos de limpeza, embalagens de massas, potes de margarina, baldes, bacias, etc), sacolas de mercado e sacos de alimentos.

Metais: latas de aço (ervilha, milho, leite em pó), alumínio (latas de cerveja, refrigerante), panelas, bateria de carro.

Papel: jornais e revistas, papel branco e colorido, caixas de papelão em geral.

Treta Pak: caixa de leite, sucos, molhos, milho, ervilha e achocolatados.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado.

Doe e ajude o Cantinho São Rafael

Doando seu bônus você contribui com a educação e evangelização de centenas de crianças assistidas pelo Cantinho São Rafael, instituição filantrópica fundada em 1997 pelos Padres Barnabitas da Paróquia de Nazaré. Localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, o espaço atende, aproximadamente, 150 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, promovendo cidadania através de atividades sócio pedagógicas e também capacitações profissionalizantes para seus responsáveis.

Novidades

Esse ano, o Projeto ganhou mais um parceiro, o grupo “Amigos de Belém”, que vai ajudar em ações pontuais durante a quinzena do Círio.

O grupo, juntamente com a equipe da Diretoria de Recursos Sócio-Econômico e Filantrópicos da Diretoria do Círio, está programando a coleta de resíduos durante o Transporte dos Carros para a CDP, na quinta-feira à noite, que antecede o Círio, bem como nas Procissões da Juventude e da Festa.

Também estão programadas ações educativas no Arraial e na Praça Santuário durante as apresentações dos grupos e cantores convidados para o Círio Musical.

Para o sucesso dessas ações, a Diretoria de Recursos Sócio-Econômico e Filantrópicos e o grupo “Amigos de Belém” necessita de voluntários.

Os interessados devem dirigir-se à sala da Diretoria do Círio no Centro Social de Nazaré, dentro do Arraial, para a inscrição que acontecerá no período de 25 a 02.10.18, no horário comercial.

Outra novidade, é que o Posto de coleta do Projeto Ecocelpa, após a quadra nazarena, deverá permanecer em definitivo no estacionamento da Basílica Santuário, para facilitar as entregas de resíduos que servirão de desconto nas contas de energia elétrica do Projeto Social Cantinho São Rafael das Obras Sociais da Basílica.

Fotos: Aline Andrade e Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *