Círio 2018: Retorno ao Glória da Imagem Original e Recírio encerram a Festa de Nazaré nesta segunda (29)

Nesta segunda-feira (29) o clima será de despedida da Festividade Nazarena. Desde cedo, milhares de pessoas devem lotar a Basílica Santuário de Nazaré para acompanhar a emocionante cerimônia de retorno da chamada Imagem Original ao Glória, marcada para 5h30. Em seguida, por volta das 6h, na Praça Santuário, Dom Alberto Taveira Correa, Arcebispo de Belém, preside a última missa da quinzena nazarena. Às 7h, a capital paraense vive mais uma edição do Recírio, procissão que marca o encerramento do Círio de Nazaré.

O menor percurso das 12 procissões oficiais é também um dos mais emocionantes, marcado pelo uso de lenços brancos de pessoas que acenam como forma de despedida de Nossa Senhora. São percorridos aproximadamente 650 metros, nesta romaria que contorna a Praça Santuário até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. A Imagem Peregrina será conduzida pelos diretores da Festa de Nazaré em um andor decorado por Simone Cosme.

A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém

História – A primeira procissão do Recírio remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a missa no Altar Monumento, leva-se à Imagem para a Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O grande final da última procissão é marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela forte oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil.

 

Fotos: Andreia Teixeira e Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *