Círio 2019: A gênese da fé na Romaria das Crianças

O domingo foi marcado pela realização da 29ª edição da procissão, que reuniu centenas de crianças, adultos e idosos em torno de homenagens à Virgem de Nazaré

Corria o ano de 1990 quando iniciou a tradição da Romaria das Crianças. De lá pra cá, a procissão só faz crescer e hoje já é considerada como uma das mais participativas do calendário oficial de romarias do Círio de Nazaré. No último domingo, 20, foi realizada a 29ª edição da romaria, reunindo centenas de crianças, adultos e idosos para homenagear a Virgem de Nazaré. A participação na romaria representa um rito de introdução das crianças na religiosidade cristã e na devoção a Nossa Senhora.

Desde o amanhecer, a Praça Santuário já apresentava um clima alegre e festivamente infantil, decorada com belíssimas flores e muitos balões coloridos, que despertavam olhares de admiração e provocavam sorrisos maravilhados nos pequenos devotos da Rainha da Amazônia. Às 8h, logo após a missa que foi celebrada na própria praça – presidida por Dom Fernando Panico, Bispo Emérito do Crato (CE) – o cortejo iniciou seu trajeto pelas ruas do entorno da Basílica Santuário.

Para proporcionar uma caminhada menos cansativa aos participantes, já que o público é formado predominantemente por crianças, desde 2010, o percurso da procissão passou de 3,7 km para 2,9 km. Desse modo, a Romaria das Crianças percorrer a Av. Nazaré, Tv. 14 de Março, Av. Governador José Malcher, Tv. Dr. Moraes, retornando para a Av. Nazaré até chegar à Praça Santuário.

PROMESSAS

Todos os detalhes da Romaria das Crianças são planejados com muita delicadeza para se adequar aos pequenos devotos. A Imagem Peregrina, por exemplo, ao invés da imponente Berlinda, é conduzida num carro menor, especialmente projetado para essa procissão. O cortejo também traz de volta os quatro Carros dos Anjos, que já passaram pelas ruas de Belém durante a grande procissão do Círio, no último dia 13. Esses carros transportam crianças vestidas de anjinhos, em retribuição a promessas feitas por seus familiares, geralmente para agradecer a solução de problemas de saúde. A procissão do domingo também incluiu outros dois carros que transportaram crianças do Hospital Ophir Loyola e da Guarda Mirim de Nazaré.

DEVOÇÃO

Mas a nona procissão oficial da programação do Círio 2019 também teve momentos de emoção e demonstração de fé pelos pequenos romeiros, muitas vezes iniciados na devoção a Nossa Senhora de Nazaré por seus familiares, que se fundamentam no apelo de Jesus Cristo: “Deixai vir a mim as criancinhas”.

Outro aspecto interessante que se observa na evolução da Romaria das Crianças é a participação crescente de idosos. Eles se sentem acolhidos pelo clima de alegria e tranquilidade da procissão, além do trajeto menos extenso, e aproveitam para chegar mais próximo da Imagem Peregrina, fazer suas orações e agradecer pelas bênçãos recebidas.

Com mais essa edição da Romaria das Crianças, cumpriu-se, por mais um ano, a missão evangelizadora da Igreja Católica, ao promover uma procissão que permite a reunião das famílias na abençoada missão de conduzir seus filhos a esse momento de fé e devoção à Virgem de Nazaré.

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, CLP Locações e Eventos/ Trios Faraó, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.

 

Fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Emiliana Costa