Círio 2019: Carros do Círio passam por reparos até setembro

Começou a manutenção dos Carros da Trasladação, Grande Procissão do domingo do Círio e Círio das Crianças. Os 13 carros vão ter as estruturas reparadas, receber  retoques na pintura, além de uma revisão geral. O serviço deve ser concluído até a segunda quinzena de setembro. O serviço é importante devido a quantidade de ex-votos (objetos de cera) que recebem durante as procissões. As berlindas do traslado da imagem de Belém para Ananindeua e da Romaria Rodoviária também vão sofrer reparos. A Berlinda do Círio, que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, vai receber o serviço de limpeza e avaliação estrutural.

Os reparos são importantes visto que alguns carros possuem mais de 30 anos.

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.

Informações

Carro de Plácido:

Em 2000, o Carro do caboclo Plácido foi doado pela Prefeitura de Ananindeua projeto e execução do Arquiteto e Artista Plástico Fernando Pessoa. Coordenador – Augusto Vasconcelos.

Dimensões: Altura – tem mais de 4,00 m;

Comprimento – 6,00 m (cambão – 2,00 m)

Largura – 3,20 m

 

Carro dos Milagres:

Dom Fuas Roupinho / Brigue São João Batista

Em 1803, o presidente da Província, o Conde dos Arcos, Dom Marcos Antônio de Brito, introduziu o Carro dos Milagres de D. Fuas Roupinho, atendendo a um pedido da Rainha de Portugal, Dona Maria I.

Dimensões: Altura – 2,60m; Comprimento – 7,05m (cambão – 1,75m);

 

Barca com velas

Em 1982, a Barca de Vela foi doada por Chico Fonseca (JONASA), que também foi Diretor da Festa.

Dimensões: Altura – 1,05m; Comprimento – 6,05m (cambão 1,85 m);

Largua – 2,50m

Carro da Sagrada Família:

Por ser o Círio uma festa que além de evangelizar, remete o encontro das famílias. Por este motivo foi definido pelo Paróco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo, em 2017, a inclusão na procissão do carro que representa a Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José).

 

Texto: Agência Eko

Fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré