Círio 2019: Decoração da Berlinda nas principais procissões será composta por flores regionais

Decorar a berlinda que transporta a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é um trabalho que exige dedicação, sensibilidade e técnica.  Para as principais procissões da festividade em honra Cía padroeira dos paraenses, a Diretoria da Festa de Nazaré, escolheu o decorador Paulo Morelli, como responsável pela ornamentação da berlinda que sairá na Trasladação e no Círio.

A concepção do projeto ocorreu a partir do tema “Maria, Mãe da Igreja”. Para sanar a expectativa do povo que anseia o ano inteiro para ver a passagem da Imagem da Virgem de Nazaré, o decorador adiantou que serão utilizados dois tipos de flores na decoração.  As “orquídeas de Nazaré”, extraídas da própria região, darão um toque especial na ornamentação da berlinda. A outra será revelada, apenas, minutos antes do início das procissões.

Segundo o decorador, a pesquisa para a elaboração deste projeto acontece meses antes da grande festa da Rainha da Amazônia.  “À convite do casal coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, o trabalho é realizado, sempre com a supervisão do Arcebispo Metropolitano de Belém”, explicou.

Há cada trabalho realizado à Mãe de Nazaré, Paulo Morelli busca a renovação.  “Sou um inquieto na arte floral e sempre busco novas tecnologias, modernidade e aprimoramento e desenvolvimento da arte floreal no mundo, isso sem sombra de dúvidas sobre hidratação e manejo das flores”, disse.

Lista de decoradores 2019:

Paulo Morelli:

Traslado para Ananindeua, Berlinda da Trasladação e Círio, segunda e última troca do Altar da Basílica e Andor do Recírio.

Simone Cosme:

Navio Garnier Sampaio (Romaria Fluvial), Colégio Gentil (missa da trasladação), Catedral, Romaria dos Ciclistas e Juventude e Capela do Colégio Gentil para o Recírio.

Marilza Ramos: Terço da Alvorada e manutenção da Praça Santuário.

Fátima Petrola:

Abertura e Encerramento do Círio na Casa de Plácido, Praça Santuário  e primeira decoração do Altar da Basílica para a quinzena da festa.

Fábio Ítalo:

Primeira troca do altar da Basílica.

Vando Nascimento:

Romaria Rodoviária, Escadinha, Procissão da Festa e Romaria das crianças.

Maria Torres:

Romaria dos Corredores.

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, CLP Locações e Eventos/ Trios Faraó, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.

Texto e Fotos: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré