Círio 2019: Romaria da Juventude levou milhares às ruas de Belém

A procissão saiu da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, por escolha da Diretoria da Festa e solicitação de Frei Edilson Rocha. Marcou os 50 anos de fundação da Paróquia.

Com o lema ‘Em Ti, encontramos o refúgio’, milhares de jovens das paróquias, movimentos e comunidades da Arquidiocese de Belém reuniram-se na Romaria da Juventude, no último sábado, 19, para louvar e homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Deslocando-se ao som de um trio elétrico, a caminhada de fé dos jovens paraenses é a mais animada de todas as procissões que integram a programação oficial do Círio de Nazaré, cheia de energia e descontração.

Como já é tradição, a cada ano, a Diretoria da Festa de Nazaré elege uma paróquia diferente para a concentração e saída da Romaria da Juventude, o que sempre altera o percurso da procissão. Esse ano, a escolhida foi a Paróquia Santo Antônio de Lisboa, conhecida como Centrão, localizada na Rua São Miguel, bairro da Cremação. No local, às 15h, foi realizada a missa que antecede a homenagem dos jovens.

A saída da romaria foi às 16h, mas desde cedo o local já se encontrava totalmente tomado por grupos de jovens, ansiosos para agradecer por graças alcançadas, pedir bênçãos à Rainha da Amazônia e seguir a Imagem Peregrina pulando e dançando pelas ruas da capital paraense. A procissão percorreu as ruas Fernando Guilhon, Padre Eutíquio, Gama Abreu e Avenida Nazaré, até chegar à Praça Santuário. O percurso teve a duração de 3h, aproximadamente, encerrando por volta de 19h, com missa na Basílica Santuário, presidida por Dom Fernando Panico, Bispo Emérito do Crato, no Ceará.

Vale ressaltar, que a escolha da Diretoria da Festa acabou contemplando também os desejos dos fiéis da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, pois o pároco, Frei Edilson Rocha, havia solicitado através de um ofício a inclusão, para marcar os 50 anos de fundação da Paróquia. São maravilhas da quadra nazarena, que acontecem por intercessão da Virgem de Nazaré. Desse modo, o trajeto da romaria se diferenciou de anos anteriores e percorreu uma extensão de 4,1km.

EVANGELIZAÇÃO

Um dos aspectos que transcende da Romaria da Juventude, que em 2019 está completando 18 anos, é o profundo comprometimento da Igreja Católica com o processo de renovação do seu dinamismo pastoral, sobretudo, em relação à metodologia da evangelização da juventude. Os evangelizadores são chamados a testemunhar a beleza e a alegria do Evangelho. Por isso, a romaria se revela como um caminho que apresenta uma nova forma de levar a palavra de Deus ao coração dos jovens. Mas sempre com o espírito de alegria e confraternização, característico dos jovens.

RELIGIOSIDADE

Informações do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que a Romaria da Juventude contou com a participação de cerca de 35 mil pessoas. Foi mais um evento marcante do Círio 2019, onde os jovens de diferentes paróquias, comunidades e movimentos irmanaram-se num único propósito em torno de Nossa Senhora de Nazaré, numa demonstração de fé e religiosidade, testemunhando a ação de Deus em suas vidas.

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, CLP Locações e Eventos/ Trios Faraó, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.

Texto: Emiliana Costa
Fotos: Yêda Sousa e Ícaro Farias