Círio2019: Fotografia para o Cartaz já foi produzida

Uma das tradições mais antigas e conhecida do Círio de Nazaré  adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses: fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa e por isso é muito bem pensado e elaborado pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Este ano, o renomado fotógrafo, Tarso Saraf, foi convidado pela Diretoria da Festa para produzir a foto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que ilustrará o cartaz do Círio 2019. De acordo com Tarso: “foi uma honra o convite para o trabalho. Sempre respeitei todas as religiões, mas ser convidado para fotografar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi uma grande honra, o que me deixa muito feliz, me senti abençoado, pois todo profissional de fotografia tem o desejo de fazer essa foto”, disse.

Tarso contou com a assistência do fotógrafo e amigo Salim Wariss. Salim fala sobre esse momento de encontro com a Imagem Peregrina. “No sábado, fui convidado pelo Tarso para auxilia-lo na sessão de fotos para o cartaz do Círio. Já fazia idéia da responsabilidade que isso representava e encarei o convite não só como um desafio ou uma oportunidade de aprender sobre fotografia de estúdio, mas, sim, como mais uma bênção e um chamado da Mãezinha em minha vida”.

A sessão de fotos foi no último sábado, 23, na sede da Mendes Publicidade, agência voluntaria que atua desde 1991 produzindo a peça.

O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias e tem a concepção elaborada pela Mendes Publicidade.

Texto: Andreia Teixeira

Fotos: Tarso Saraf e Salim Wariss