#círio2019: Romaria da Juventude anunciou a Paróquia Anfitriã

Os preparativos para o Círio 2019 já iniciaram, por este motivo a Romaria da Juventude anunciou neste domingo (14) o nome da Paróquia Anfitriã, que será Santo Antônio de Lisboa, localizada na Rua Engenheiro Fernando Guilhon. A Santa Missa foi presidida pelo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré e Presidente da Festa, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves.

Tradicionalmente, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) escolhe a paróquia da qual a procissão iniciará a Romaria da Juventude, mas este ano ocorreu algo peculiar: a própria paróquia solicitou a escolha diretamente para a DFN e para o padre Luiz Carlos. A solicitação se deu por meio de um ofício enviado pelo Frei Edilson Rocha. Nele, o frei ressaltou o desejo de incluir a paróquia na programação da Grande Festa da Rainha da Amazônia por conta da comemoração dos 50 anos de fundação, conforme escrito no ofício da seguinte maneira: “Como parte dos eventos celebrativos deste jubileu, gostaríamos de incluir nossa Paróquia, de alguma forma, nos festejos de Nossa Senhora de Nazaré, deste ano de 2019. Pensamos em solicitar que a Romaria da Juventude parta, este ano, da Igreja Matriz de Santo Antônio de Lisboa em direção a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré”.

O coordenador da Romaria da Juventude, Deuzimar Santos, explica que pediu segredo para o Frei que o recebeu em Santo Antônio de Lisboa e que logo iniciarão as programações em conjunto com a paróquia para acertar todos os detalhes dessa parceria. “Eu já fui lá na Paróquia, na ocasião conversei com o Frei Rodolfo e pedi que ele não anunciasse para a juventude de lá, só pra ser surpresa. Convidamos ele para vir até a Basílica participar da celebração, assim podemos entregar a cruz para iniciar oficialmente a missão. O trabalho já começou, já temos algumas programações junto agora com a Paróquia Anfitriã. Agora vamos estar cada vez mais intensificando o trabalho da romaria”.

No ano em que completa 18 anos de existência, o lema da romaria será “Em Ti, encontramos o refúgio”. Ainda de acordo com Deuzimar Santos, a escolha foi feita pelo padre Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves. “A coordenação pediu sugestões para os jovens e recebemos muitas! Apresentei elas ao padre Luiz Carlos, após ele ajustar, foi decidido que seria esse o lema.”

Durante a celebração, os jovens escolheram o Padre Mário Maria Pozzoli (in memorian) como homenageado. Um banner foi usado para relembrar o sacerdote que atuou arduamente com a evangelização dos jovens.

A Romaria da Juventude acontecerá no dia 19 de outubro, às 16h, com, saída da Paróquia Santo Antônio de Lisboa. Consequentemente o trajeto que os milhares de jovens percorrerão será diferente dos outros anos.

Texto e fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *