Círio 2019: Diretoria da Festa de Nazaré realiza sorteio dos carros do Círio

A Diretoria da Festa de Nazaré sorteia, nesta quarta, 4 de setembro, no Auditório Dom Zico, no Centro Social de Nazaré, a partir das 19h, as escolas que irão conduzir os oito Carros de Promessa na Grande Procissão do Círio 2019. De acordo com o Diretor de Procissões, Antônio Sousa, este ano, cerca de 40 escolas públicas e privadas devem participar do sorteio.

O apoio dos estudantes é fundamental durante a romaria porque são eles quem conduzem os carros e dão assistência aos romeiros. A participação dos colégios já é uma tradição, que conta a história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e uma forma de integração entre a juventude, segundo Antônio.

Fazem parte do conjunto o Carro de Plácido, a Barca da Guarda Mirim, a Barca Nova, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o Carro Dom Fuas Roupinho, o Carro da Sagrada Família e quatro Carros dos Anjos. Além de receber os objetos carregados pelos promesseiros durante a procissão, os veículos também representam a devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré.

FORMAÇÃO

Os alunos das escolas sorteadas participarão de formação no dia 21 de setembro, às 15h, na Casa de Plácido. “Esse é um momento de orientação a respeito da postura que os alunos devem ter durante os trabalhos que irão desenvolver. Além disso, a formação também é um momento de evangelização”, afirma o diretor de procissões.

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar Metais, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.

 

Fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Agência EKO