Diretoria da Festa de Nazaré realizou Manhã dos Eleitos neste sábado (6)

Como parte da programação oficial do Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) promoveu neste sábado (06) a Manhã dos Eleitos. Tradicionalmente, este é um evento festivo que reúne grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica com o objetivo proporcioná-los um momento de evangelização aliado à alegria dos filhos de Maria. Este ano, foram escolhidos alunos de quatro instituições: Escola Estadual Álvares de Azevedo e Instituto Felippo Smaldone – que acolhem crianças e adolescentes deficientes visuais,  surdos e mudos, respectivamente – APAE e Creche Betinho. Como forma de homenagear a padroeira dos paraenses e vivenciar a grande festa que acontece no segundo domingo de outubro, os pequenos participaram de uma mini procissão segurando uma corda, alusiva um dos maiores ícones deste momento de fé.

 

A artista plástica, Darcilene Porpono, confeccionou um cartaz do Círio em alto relevo, e escrita em braile, para que as crianças pudessem ter a experiência de ler e ter acesso ao cartaz oficial do  Círio 2017.

O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, também, participou deste evento onde deu boas-vindas a todos. Na oportunidade, as crianças e adolescentes divertiram-se no Arraial de Nazaré com o apoio e orientação dos professores e DFN. Logo após, foi oferecido um almoço a todos os presentes.

HISTÓRICO

A programação início no ano de 1987, com a “Noite dos Eleitos”, e era realizada devido à grande sobra de alimentos no dia depois do Círio. Por uma questão de adaptação de espaço, visando atender um número maior de pessoas, em 2003 a Diretoria da Festa optou por fazer uma alteração na programação, transferindo-a para o período da manhã.

 

Texto e Fotos: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *