Imagem Peregrina completa 10 anos de visita à Comunidade Católica Mar a Dentro

Pelo décimo ano, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita, nesta quarta-feira, 1º, a Comunidade Católica Mar a Dentro, em São José do Rio Preto (SP), onde fica até o próximo dia 5 de maio, domingo, para uma série de programações religiosas na cidade.

Durante cinco dias, os devotos de Nossa Senhora poderão participar de uma extensa programação religiosa com missas, visitações a outras paróquias e uma pequena procissão alusiva ao Círio de Nazaré, que este ano tem como tema “Maria, Mãe da Igreja”.

“Esperamos que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seja acolhida com muita devoção e amor e, pela experiência que temos dos outros anos, por onde ela passa se pode sentir o consolo de Deus sendo derramado em muitos corações. Muitos são os testemunhos de graças recebidas daqueles que reconhecem a bondade materna da Virgem Maria e a ela confiam suas necessidades e esperanças”, afirmou o padre João Paulo Ferreira, responsável por organizar os eventos que irão homenagear Nossa Senhora, durante a visita a São José do Rio Preto.

Comunidade Mar a Dentro – Em 1990, um grupo de jovens e adultos, militares e civis, oriundos da RCC, uniu-se a partir do trabalho de evangelização realizado por Antônio Dilben Rabelo Fleming na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ, a convite do então Capelão da AMAN, Pe. Duílio Antônio Antonini. Iniciava-se então, tendo como Fundador o próprio Antônio Dilben, a Comunidade Mar a Dentro.

Em agosto de 2005, a convite do então Arcebispo de Belém do Pará, Dom Orani João Tempesta, chegaram 10 missionários da Comunidade Mar a Dentro nas terras paraenses. O objetivo inicial da missão era desenvolver um trabalho de evangelização nas ilhas de Belém, na Pastoral Universitária e na Igreja das Mercês, situada no centro histórico da cidade.

Com o passar do tempo, a missão de Belém foi se reestruturando. Atualmente a missão da Comunidade conta com duas casas: uma localizada na cidade de Belém e outra na Ilha de Outeiro.

No Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a grande festa do povo paraense, a comunidade promove um trabalho de evangelização, em conjunto com a Diretoria da Festa, especificamente com a Diretoria de Evangelização. Esse trabalho ocorre durante todo o ano na formação dos dirigentes de peregrinação (responsáveis pelos grupos de preparação e de novena). No mês de outubro acontece um encontro de formação que reúne cerca de 800 jovens evangelizadores. No dia da Trasladação (sábado anterior ao Círio), estes jovens evangelizam outros jovens, que seguem a imagem de Nossa Senhora puxando a corda da Trasladação. Durante os quinze dias que seguem a grande procissão do Círio, acontece o Círio Musical que são shows católicos, missas e outras atividades, e durante esse tempo também trabalham na evangelização de jovens e adultos que participam desses eventos.

 

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira, 1º de maio
19h30 Procissão carreata em Engenheiro Schimit, saindo em frente ao Posto Monte Carlo até a Paróquia Santa Apolônia.
20h00 Missa na Paróquia Santa Apolônia em Engenheiro Schimit.
Sexta-feira, 3 de maio

 

19h Missa na Comunidade Católica Mar a Dentro.
Sábado, 4 de maio
16h Missa na Paróquia São Mateus.
18h30 Saída do “Mini Círio” da Comunidade Católica Mar a Dentro para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
19h30 Missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
21h00 Vigília de oração até às 7h do domingo na Comunidade Católica Mar a Dentro.
Domingo, 5 de maio
9h Procissão carreata saindo da Comunidade Católica Mar a Dentro para a Catedral de São José.
10h Missa na Catedral de São José.
13h Tarde Mariana na Comunidade Católica Mar a Dentro.
17h Momento Mariano com os jovens
19h Missa na Comunidade Católica Mar a Dentro.

 

Texto: Agência Eko

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *