Missa de Apresentação do Manto 2018 será nesta quinta-feira (11)

Há poucos dias da grande Festa da Rainha da Amazônia, a preparação acontece em ritmo acelerado. E um dos momentos mais esperados é a apresentação do Manto que adornará a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante todas as romarias oficiais. É um dos maiores ícones do Círio. Para este ano o casal coordenador da Diretoria do Círio, Cláudio e Lilian Acatauassú, convidou a designer Celeste Heitmann para criar o desenho e a estilista Kathia Novellino para a confecção.

A peça começou a ser elaborada no mês de março e os fiéis conhecerão o resultado durante a cerimônia de apresentação do Manto realizada na Basílica Santuário, nesta quinta-feira (11), presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 18h.

Para a designer Celeste Heitmann, a convite para desenvolver a peça para a Imagem Peregrina foi um momento de grande emoção: “Para mim, como devota de Nossa Senhora de Nazaré, sem dúvida foi uma graça alcançada, me sinto extremante abençoada em poder contribuir com o dom que Deus me deu para humildemente elaborar o manto da Mãe de Nazaré.

Histórico

Não há relatos sobre a periodicidade da confecção ou troca de mantos anualmente no Círio. Entretanto, acredita-se que o costume seria antigo, a se julgar pelos cartazes e representações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Entre pessoas mais conhecidas pela confecção de mantos está irmã Alexandra, que pertencia à Congregação Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava os mantos anualmente, com material doado por promesseiros. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois dela a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas famosos já receberam a importante tarefa de produzir o manto usado pela Imagem Peregrina para as procissões do Círio.

 

Texto: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *