Missa do Mandato inicia programação oficial do Círio 2018

Fiéis de todas as Paróquias da Arquidiocese participam da celebração

A 226º edição do Círio de Nazaré será iniciada oficialmente nesta segunda-feira, dia 27, com a celebração da Missa do Mandato. A partir desta solenidade, começam as peregrinações com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses, com o objetivo de preparar espiritualmente os devotos para o Círio. A missa será presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, a partir das 18h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com a Diretoria de Evangelização da Festa de Nazaré, este é um dos grandes momentos do Círio. “A celebração tem um caráter importante, com Dom Antônio realizando ao final da missa, após a cerimônia do “Envio”, o tradicional rito da Benção das Imagens de Nossa Senhora,  que serão levadas a milhares de lares de devotos, onde acontecem os encontros”, destaca Jorge Xerfan, diretor de Evangelização.

Este ano, são esperados para a Missa do Mandato fiéis das 89 paróquias que integram a Arquidiocese de Belém. A estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/PA) é de que durante as peregrinações, que ocorrem até a véspera do Círio, as imagens de Nossa Senhora visitem aproximadamente 110 mil lares paraenses. Cada imagem visita cerca de 20 residências, o que resulta numa participação de cerca de 1,7 milhões de fiéis, segundo o Dieese.

Kits:

Os kits de evangelização que serão utilizados nas peregrinações são constituídos da Imagem da Virgem de Nazaré, Livros das Peregrinações e Cartazes do Círio 2018. As paróquias que desejarem adquirir os kits para as peregrinações devem dirigir ofício à loja Lírio Mimoso e, a partir do envio do ofício os kits  ficarão à disposição para aquisição na própria loja (que fica ao lado da Basílica de Nazaré).

 

Texto: Agência Eko
Fotos: Fabrício Coleny e Yêda Sousa – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *