Preparação espiritual para o Círio começa no dia 18 de agosto

Como acontece todos os anos, as pessoas que se disponibilizam para trabalhar como dirigentes de peregrinações vão receber a formação necessária para ministrar os encontros realizados em várias residências e empresas de Belém. No terceiro domingo de agosto, dia 18, elas participarão da “Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação”, no Hangar – Centro de Convenções, a partir das 8h. A formação será ministrada pelo Padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do Livro das Peregrinações, com missa de encerramento presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Durante o encontro, o grupo, estimado em duas mil pessoas, será auxiliado sobre como usar o Livro, quais as comunidades receberão a visita de imagens da Santa, além de serem explicados os temas de cada encontro. Todos conhecerão passo a passo a fundamentação para os 15 encontros que formam o ciclo de peregrinações das imagens.

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 1972 pelo Padre Giovanni Maria Incampo, com o intuito de uma melhor preparação espiritual dos devotos para o Círio. Para ser um dirigente de peregrinação basta se identificar com o trabalho. Todos os anos são lançados convites nas paróquias e, quem quiser, pode participar. No ano passado, cerca de 2.500 pessoas se dedicaram aos encontros que marcam a contagem regressiva para a grande festa da Rainha da Amazônia!

De acordo com o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan, o evento do dia 18 é fundamental para a realização das peregrinações. “A manhã de formação capacita os dirigentes de peregrinação para conduzir os encontros que acontecem em nossa Arquidiocese, preparando espiritualmente os devotos para vivenciarem melhor toda a evangelização que o Círio de Nazaré proporciona”, explica Xerfan.

O início das peregrinações começa após a Missa do Mandato, quando Dom Alberto, Arcebispo de Belém, abençoa as imagens dos devotos. A celebração está marcada para o dia 26 de agosto, às 18h, na Basílica Santuário. Para os organizadores, a Missa do Mandato marca oficialmente o primeiro ato da Festividade Nazarena. Esse período de evangelização é um dos momentos mais importantes da festa.

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar Metais, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém, Uber e Vale. Como apoiadores master Celpa, Alepa, Cesupa e Imerys Rio Capim. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Café Santa Clara, Cesupa, Citropar Cítricos do Pará, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Latam, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa e Uniodonto.

 

Texto: Agência Eko
Fotos: Andreia Teixeira e Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré