Procissão da Festa será neste domingo (28)

A penúltima romaria do Círio 2018 sairá da Comunidade Santa Bernadete

Neste domingo (28) a partir das 8h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira e mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Dieese é que 10 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente sai de uma das comunidades que integram a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Em 2018, a romaria sairá da Comunidade Santa Bernadete, localizada na Av.  Conselheiro Furtado, 1571, e percorrerá esta avenida, passando pela Tv. Benjamin Constant, até  a Avenida Nazaré e Praça Santuário. O percurso terá 1,4 Km com previsão de 2h de duração.

Realizada há mais de 130 anos, a Procissão da Festa acontece sempre no 2º domingo após o Círio. A Imagem Peregrina é conduzida em uma berlinda.

Sobre a Comunidade

A Comunidade Santa Bernadete surgiu das Diaconias (área geográfica) 18, 19, 20, 21. Funcionava inicialmente no Centro Social de Nazaré, onde se reuniam semanalmente senhoras da Comunidade. No ano de 1974, o Pároco Padre Giovanni Incampo decidiu substituir a numeração das diaconias, para comunidades batizando com nome de Nossa Senhora ou de um Santo, de acordo com a escolha da própria Comunidade.

Durante 36 anos, a Comunidade não possuiu sede própria, realizando suas reuniões nos salões de festa dos edifícios da área geográfica da Comunidade, onde também eram celebradas missas por ocasião de dias festivos, como: data da padroeira, páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, etc.

Atualmente a comunidade tem base fixa localizada na Av. Conselheiro Furtado, esquina com Tv. Quintino Bocaiúva nº 1571.

 

Foto: Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *