Servir por amor e fé a Nossa Senhora de Nazaré

A Pastoral da Acolhida é a expressão da solidariedade no Círio

Acolher, independente da cor, da raça, do estado físico e psicológico. Acolher através do elo com Círio, pelo amor a Nossa Senhora de Nazaré. Esse é o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nazaré, que há 17 anos atua amparando romeiros e peregrinos que vem de todas as regiões do Brasil participar da maior manifestação de fé católica do mundo.

Criada em 2001 pelo Padre Sílvio Jaques, a Pastoral nasceu da necessidade de um local em que os peregrinos pudessem descansar e se alimentar após percorrerem longas jornadas, de dias e até semanas, rumo ao Santuário da Rainha da Amazônia. Padre Giovanni Incampo, Pároco de Nazaré e Diretor Espiritual da Acolhida, lembra como era antes da implantação da Pastoral: “Os peregrinos e grupos de romeiros que pagavam suas promessas em longas caminhadas rumo à Basílica Santuário chegavam exaustos, descansavam na calçada em frente à Igreja, muita das vezes dependiam da solidariedade dos passantes por um copo de água, um papelão para que pudessem se abrigar do sol”. Logo depois, no primeiro ano de trabalho, os integrantes da Pastoral recebiam os peregrinos apenas com café e pão.

A Pastoral está sob a coordenação do casal João e Úrsula Rodrigues. Atuantes há anos na Pastoral Familiar, receberam o convite através do Padre Giovanni Incampo. Úrsula fala do momento especial vivido pelo casal: “Estávamos participando de uma adoração do Grupo Bom Pastor e ao final o Padre Giovanni nos chamou explicando a missão e nos convidando, não tivemos nem o que pensar, nosso “sim” foi imediato, com a certeza que Maria nos guiaria nessa abençoada missão.” Desde o “sim”, o casal desenvolveu uma série de reuniões com os coordenadores de equipes, com o objetivo de colher informações sobre cada setor.

No ano passado foram 1017 voluntários e 56 mil atendimentos, este ano, até o momento, cerca de 1007 já se inscreveram para atuar na Pastoral, e a previsão é poder atender 65 mil pessoas.

A preparação para o acolhimento dos fiéis começou no mês de junho, quando as inscrições para os voluntários foram abertas. A partir de então diversas reuniões, espiritualidades, encontros de formação, capacitações e missas foram realizadas com o objetivo de organizar o trabalho desenvolvido. Os voluntários foram divididos nos seguintes setores: acolhimento, atendimento, saúde, massagem, liturgia, limpeza, cozinha, apoio aos voluntários e almoxarifado. Todo material utilizado durante o atendimento dos peregrinos provém de doações realizadas pelos próprios voluntários da Pastoral e também pessoas no Brasil inteiro que sentem o chamado de ajudar.

Contribua doando alimentos não perecíveis, materiais de primeiros socorros, toalhinhas, produtos de higiene e limpeza.

Entregue suas doações no Centro Social de Nazaré na sala da Pastoral da Acolhida, de segunda á sexta de 09h ás 12h e de 15h ás 21h e aos sábados de 08h ás 19h.

Segue a lista dos itens necessários para arrecadação destinados aos romeiros atendidos na Casa de Plácido durante o Círio 2018.

Confira:

Equipe de Cozinha:

– Alimentos não perecíveis

Equipe de Lava-pés:

– Sabonete líquido

– Hidratante

– Luva Descartável

– Bucha de Banho

– Toalhinhas

Equipe de Limpeza:

– Detergente

– Sabão em pó

– Bota

– Luva Látex

Equipe de Massagem:

– Óleo Mineral

– Hidratante

– Papel Toalha

– Álcool Gel

Equipe da Saúde:

– Luva Descartável

– Gaze

– Seringa

– Algodão em rolo

– Atadura

– Soro

– Esparadrapo

– Micropore

 

Texto: Andreia Teixeira
Fotos: Andreia Teixeira e Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *