Projeto EcoCírio

Este ano, o Projeto “Ecocírio”, juntamente com os parceiros Celpa e Amigos de Belém, está implementando novas ações para a garantia da proteção do meio ambiente, da sustentabilidade e de uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.

Além do Posto da Ecocelpa, montado na Praça Santuário, para entrega de resíduos recicláveis, que podem se transformar em bônus na conta de energia elétrica, o Projeto “Ecocírio” precisará de voluntários para atuar na sensibilização dos romeiros, dos promesseiros e do público em geral, que participa das Procissões e frequenta a Basílica, o Arraial e a Praça Santuário, para uma gestão consciente de resíduos, que serão segregados em recicláveis e não recicláveis.

O material arrecadado de forma consciente permitirá a limpeza dos locais e parte dele será entregue à Celpa para contabilizar como bônus na conta de energia do Projeto Social “Cantinho São Rafael” das Obras Sociais da Basílica de Nazaré, que atende cerca de 150 crianças e adolescentes na região de Ananindeua, bem como será doado para Cooperativas com o objetivo de contribuir na renda dos catadores.

Contamos com a sua participação. Inscreva-se!

Inscrições abertas no período de 03 a 08.10.2018, pelo site www.ciriodenazare.com.br ou pelo telefone 4009-8417.

A reunião com voluntários será na segunda-feira, dia 8 de outubro, às 19 horas, no Centro Social de Nazaré, no Arraial, auditório Paulo Apóstolo, 2º andar.

Cadastramento de voluntários

Informações

Durante o período do Círio de Nazaré o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente nos arredores da Basílica Santuário. De acordo com o Dieese cerca de 400 mil pessoas passam pelo local, entre trabalhadores ambulantes e visitantes. Pensando nisso a Diretoria da Festa de Nazaré, desde o ano de 2016, criou o Projeto Eco Círio.

A ação tem como objetivo estimular todos os frequentadores do arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos. Desde o ano passado o projeto conta com a parceria do ECOCELPA, iniciativa de eficiência energética das Centrais Elétricas do Pará (CELPA), que durante a quadra nazarena disponibiliza um ponto de coleta na Praça Santuário.

Com o Projeto ECOCELPA, os clientes podem trocar resíduos recicláveis por bônus em sua conta de energia, ou ainda, praticar um ato de solidariedade, doando seus bônus para o Cantinho São Rafael, instituição social mantida pela Paróquia de Nazaré.

Os resíduos separados em casa devem ser higienizados e separados de acordo com o material.

O que pode ser reciclado

Plásticos: garrafas de refrigerante, água mineral, óleo, vinagre, plástico duro (embalagens de shampoo, produtos de limpeza, embalagens de massas, potes de margarina, baldes, bacias, etc), sacolas de mercado e sacos de alimentos.

Metais: latas de aço (ervilha, milho, leite em pó), alumínio (latas de cerveja, refrigerante), panelas, bateria de carro

Papel: jornais e revistas, papel branco e colorido, caixas de papelão em geral

Treta Pak: caixa de leite, sucos, molhos, milho, ervilha e achocolatados.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado.

Doe e ajude o Cantinho São Rafael

Doando seu bônus você contribui com a educação e evangelização de centenas de crianças assistidas pelo Cantinho São Rafael, instituição filantrópica fundada em 1997 pelos Padres Barnabitas da Paróquia de Nazaré. Localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, o espaço atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, promovendo cidadania através de atividades sócio pedagógicas e também capacitações profissionalizantes para seus responsáveis.