Notícia
Corda do Círio e Trasladação recebe vistoria da Diretoria da Festa com apoio da Guarda de Nazaré
O objetivo é verificar se a metragem e a divisão nas estações estão corretas.
Neste sábado, a partir das 15h, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Guarda de Nazaré realizam uma revisão geral na Corda do Círio e da Trasladação. A partir das 14h30, membros da diretoria de procissões da DFN e da Guarda de Nazaré retiram a corda da Estação Luciano Brambilla e conduzem até o colégio Santa Catarina de Sena, em Nazaré, para checar detalhes do ícone da festa de Nazaré como argolas, nós e estações, além da medição dos 800 metros da corda, para saber se estão em perfeitas condições.
Após este momento, os 400 metros que serão utilizados na Trasladação retornam para a Estação Luciano Brambilla, onde ficam até a romaria do dia 12 de outubro. Já os 400 metros do Círio ficarão em exposição na Estação das Docas, no armazém 1 do complexo até a madrugada do dia 13 de outubro, quando sairá para a procissão de domingo.
Esta é a quinta vez que o espaço recebe a Corda Oficial do Círio, momento que já se estabelece como um dos mais aguardados dentro da programação do projeto Círio na Estação. A visitação terá entrada franca e poderá ser feita dentro do horário de funcionamento do espaço. A exposição da Corda Oficial do Círio é uma correalização da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e da Diretoria da Festa de Nazaré, com apoio do Governo do Estado.
"Este evento é de suma importância para a realização das grandes procissões da quadra nazarena. A Guarda de Nazaré verifica as atracações, medimos e separamos as cordas que serão utilizadas no Círio e na Trasladação. O sentimento de Círio se intensifica mais ainda após a vistoria, afinal de contas os últimos detalhes passam a ser ajustados para irmos às ruas devotar a nossa Mãe de Nazaré", expressa Oscar Pimenta Filho, coordenador da Guarda de Nazaré.
A corda
A corda chegou em Belém no dia 04 de setembro, vinda de Castanhal, onde se localiza a empresa CTC (Castanhal Companhia Têxtil), produtora e doadora do símbolo. Em abril de 2023, a DFN anunciou que a produção da corda do Círio, um dos maiores ícones da festividade, seria feita integralmente no Pará, pela primeira vez, para ser usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões, o Círio e a Trasladação. E novamente este ano a corda foi produzida aqui.
Um novo protótipo, do mesmo material utilizado ano passado, malva e juta, foi produzido pela CTC e testado e aprovado pela DFN. "Temos uma corda com atracações das argolas mais resistentes que a do ano passado. São essas argolas que são presas nas estações e onde se concentra a maior força. Tivemos o cuidado de tomar todas as providências para que os incidentes ocorridos ano passado não se repitam. É natural que esta corda, feita de um material diferente do sisal, utilizado durante muitos anos, seja aprimorada a cada ano, para se chegar a uma ideal para as duas procissões. E esperamos que com as mudanças deste ano ela esteja mais apropriada", ressaltou o diretor de procissões, Antônio Sousa.
A corda utilizada nas procissões tem 800 metros de comprimento, com partes de 400 metros, para cada romaria, e tem 60 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.
O Círio 2024
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e o Instituto Cultural Vale. Patrocínio de Alubar, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hospital Porto Dias, Hotel Gran Mercure, ITA Center Park, Magazine Luiza, Hydro, PagBank, Quadra Engenharia, Reinafarma, Sebrae, Uniesamaz, Unimed e Tramontina. Como apoiadores master Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, CN Produções, Energéticos Bally, Jefferson, Natura, Hydro Paragominas, Primor. E mais 96 apoiadores.
Texto e fotos: Rosana Pinto - Ascom DFN
Diretoria da Festa de Nazaré
Assessoria de Imprensa
Rosana Pinto
55 (91) 98165-4160
Instagram: @ciriooficial
Facebook: @ciriodenazaré
Twitter: @CirioOficial