Notícia

Credenciamento da imprensa para o Círio 2021 inicia nesta quarta, dia 01 de setembro

31/08/2021
Por: Ascom Basílica Santuário

Considerando ainda o cenário de pandemia vigente, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Basílica Santuário necessitam manter algumas diretrizes para o credenciamento dos profissionais de imprensa que cobrirão os eventos do Círio 2021.

As credenciais para o período de 07 a 25 de outubro (período entre a apresentação do manto e a missa do Recírio) deverão ser solicitadas pelo e-mail credenciamentocirio2021@gmail.com, entre os dias 01 a 10 de setembro, impreterivelmente.

Os veículos receberão uma única credencial que dará direito à circulação nos perímetros das ruas que estarão fechados pelos órgãos de segurança e alguns eventos. Este ano, por conta da participação dos fiéis nos eventos dentro da Basílica Santuário e Catedral, o acesso da imprensa nas igrejas só será permitido com a credencial mais o nome na lista. Antes de cada evento nestes lugares, vamos divulgar um credenciamento específico, que só será válido para quem já tiver a credencial geral do Círio 2021. Ratificamos que não será dado acesso às igrejas a todos que estejam com a credencial geral, pois precisamos respeitar o limite de público dentro das mesmas.

Em razão das limitações sanitárias, terão prioridade os profissionais vinculados aos veículos de imprensa (televisão, rádio, jornais e portais de notícias), pelo que jornalistas autônomos, blogueiros, estudantes de comunicação e demais interessados só serão credenciados se não forem atingidos os números máximos autorizados. Nestes casos, em atenção a todos os profissionais, a DFN e a Basílica Santuário facilitarão a divulgação de fotografias, imagens e informações, recomendando ainda a utilização do material produzido pelos veículos oficiais encarregados da transmissão: TV Nazaré, TV Basílica e TV Círio (estes dois canais do YouTube), além dos sites oficiais e das redes sociais participantes: Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Círio Oficial, Guarda de Nazaré e Fundação Nazaré, obviamente com os devidos créditos.

Ainda em razão da pandemia, o credenciamento de fotógrafos, cinegrafistas e repórteres para o registro do Manto 2021 na sacristia da Basílica Santuário será o mesmo para acesso à missa do evento. A DFN e a Basílica Santuário se comprometem a divulgar as fotos e o descritivo oficial tão logo ocorra a apresentação.

“Contamos com a compreensão de todos os veículos e profissionais de imprensa em mais este ano atípico, e reiteramos que a depender das decisões dos órgãos de saúde e segurança, anunciadas até final de setembro, poderá haver novas restrições ou novas concessões, conforme o cenário sanitário e o bandeiramento vigentes”, enfatiza o coordenador da DFN, Albano Martins.

Confira abaixo as orientações gerais para credenciamento:

  • Veículos profissionais que serão credenciados: TVs, rádios, jornais impressos e portais de notícias.
  • Cada veículo deve informar o nome do profissional e cargo. Este ano a credencial será única para todo o período da quinzena ciriana, com credenciamento específico para os eventos dentro da Basílica Santuário e Catedral.
  • Para a Live de decoração da Berlinda, no dia 08 de outubro, não será permitida a retransmissão do evento pelos credenciados, e sim apenas registros momentâneos, fotografias e entrevistas. Havendo interesse em maior volume de imagens, estas devem ser solicitadas aos veículos oficiais de transmissão: TV Nazaré, TV Basílica e TV Círio.

 

Eventos em que será necessário a credencial geral e nome na lista:

 

DIA 07/10

18h – Missa de apresentação do manto

Local: Basílica Santuário

 

DIA 08/ 10

07h – Missa do Traslado

Local: Basílica Santuário

 

DIA 09/10

12h30 – Descida da Imagem Original

Local: Basílica Santuário

 

DIA 09/10

16h30: Missa da Trasladação

Local: capela do Colégio Gentil Bittencourt

 

DIA 10/10

06h: Missa do Círio

Local: Catedral

 

11h30: Missa de encerramento

Local: Basílica Santuário

 

DIA 25/10

06h30: Subida da Imagem e Missa do Recírio

Local: Basílica Santuário


TV CÍRIO – www.youtube.com/tvcirio

TV NAZARÉ – CANAL 30

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare