Notícia
Organizadores e trabalhadores do Círio 2024 homenageiam Nossa Senhora na Procissão da Festa
Realizada há mais de 100 anos, a Diretoria da Festa faz um convite especial para participação de todas as instituições que contribuíram para a realização do Círio 2024.
Neste sábado, dia 26, a partir das 17h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é que cerca de 3 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude. "Esta romaria também é dedicada a todas as instituições, órgãos de segurança, de saúde, voluntários e trabalhadores que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, e que no dia da grande procissão, muitas vezes não conseguem fazer a sua homenagem à Nossa Senhora por conta do trabalho executado", conta Antônio Sousa, diretor de procissões.
Este ano, a romaria sairá da Comunidade Sagrada Família, localizada na R. Domingos Marreiro, 938, passando pela travessa 9 de Janeiro, , travessa Antônio Barreto, avenida Generalíssimo Deodoro, avenida Nazaré até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração, percorrendo 2,3 km.
Realizada há mais de 110 anos, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário. A Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda, com decoração de Vando Nascimento. A missa antes da procissão será celebrada por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.
História – Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 fez com que passasse a ser realizada pela manhã, o que aconteceu em 1954. Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.
O Círio 2024
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e o Instituto Cultural Vale. Patrocínio de Alubar, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hospital Porto Dias, Hotel Gran Mercure, ITA Center Park, Magazine Luiza, Hydro, PagBank, Quadra Engenharia, Reinafarma, Sebrae, Uniesamaz, Unimed e Tramontina. Como apoiadores master Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, CN Produções, Energéticos Bally, Jefferson, Natura, Hydro Paragominas, Primor. E mais 97 apoiadores.
Texto: Rosana Pinto - Ascom DFN
Foto: Manoel Campos
Diretoria da Festa de Nazaré
Assessoria de Imprensa
Rosana Pinto
55 (91) 98165-4160
Instagram: @ciriooficial
Facebook: @ciriodenazaré
Twitter: @CirioOficial
https://www.youtube.com/tvcirio