Notícia

CÍRIO 2022 MARIA, MÃE E MESTRA

29/05/2022


Com profunda gratidão a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré damos mais um passo importante rumo à realização do Círio 2022. Nossa grande festa é marcada como um período de intensa evangelização, muitos irmãos e irmãs são alcançados por dois instrumentos bem conhecidos, o Livro das Peregrinações, que esse ano completa 50 anos, e o cartaz do Círio que conheceremos hoje. Ele estará presente nas portas e paredes de tantos lugares, desde os casebres da periferia, muitas casas do centro da cidade, apartamentos, escolas, instituições, hospitais, criando uma comunhão que convida-nos a contemplar e aprofundar que Maria, Mãe e Mestra, tem muito a ensinar-nos em nossa caminhada de crescimento espiritual. Em sua companhia nos sentimos amados e amparados e aprendemos com Ela as virtudes tão necessárias para colocarmos em prática o nosso amor a Deus e ao próximo.

        Ao contemplarmos o cartaz lembremo-nos que ele é resultado do trabalho e dedicação de vários irmãos que não mediram esforços para oferecer-nos uma verdadeira obra de arte. Sob a responsabilidade da Diretoria de Marketing da Festa de Nazaré, o cartaz do Círio 2022 foi criado pela Mendes Comunicação, agência voluntária do Círio, por uma equipe composta por um diretor de criação, um diretor de arte, um fotógrafo e um artista plástico. Manifestamos, portanto, nossos agradecimentos especiais à Mendes Comunicação, ao fotógrafo a Salim Wariss Guarda de Nazaré, que fez a fotografia da Imagem Peregrina e ao artista plástico paraense José Fernandes Fonseca Neto, o Zocca, autor da belíssima ilustração que compõem o cartaz. Na primeira tiragem serão impressos aproximadamente 900 mil exemplares que serão distribuídos às comunidades católicas e disponibilizados para venda.

        O Cartaz do Círio 2022 nos transmite a mensagem que Maria é Mãe e Mestra em todas as circunstâncias de nossas vidas. Ela não está presente somente nos festejos do Círio de Nazaré, mas, é presença marcante emnosso dia a dia. A Ela nos dirigimos com nossas preces, recorremos em nossas necessidades e testemunhamos a quantos estão desanimados e sem rumo, que não estamos sozinhos. Ela nos aponta o seu filho Jesus Cristo e ensina-nos a amá-lo e segui-lo. Uma sensação de felicidade enche nossos olhos e toca o mais profundo de nossas almas ao contemplarmos a arte do cartaz. É perceptível o amor com que o artista plástico ilustrou o trajeto de nossa maior procissão, que sai da Catedral Metropolitana, passa pela Praça do Relógio, Ver o Peso, Estação das Docas, Praça da República, Teatro da Paz e finalmente alcança sua meta que é a Basílica Santuário de Nazaré. Assim como na fotografia da Imagem Peregrina também percebemos o amor filial do profissional que se deixou conduzir por sua profunda devoção à Virgem.         Contemplando o trajeto da procissão, conseguimos traçar uma analogia entre ele e a vida de cada um de nós. A Catedral representa o início de nossa caminhada cristã, o nosso batismo, a Praça do Relógio lembra-nos que o tempo não para e nele caminhamos em busca de nossas realizações. O Ver o Peso surge como a lembrança da vida cotidiana, o trabalho, a fadiga, a nossa luta para conquistar, com o suor, o pão de cada dia. A Estação das Docas, a Praça da Republica e o Teatro da Paz lembra-nos nossa vida em sociedade, as expressões da nossa arte e da nossa cultura que precisam ser vividas sem nos esquecermos que somos homens e mulheres de fé, cristãos católicos, e mesmo em nosso lazer e diversões não podemos esquecer que temos uma Mãe e Mestra que nos direciona, a todo momento, às praticas das virtudes e ao desprezo do pecado, e de todas as formas de escravidão moral que pode nos tornar reféns dos vícios, das promiscuidades que levam o ser humano a perder sua dignidade e colocar em risco suas vidas em todos os sentidos. O percurso nos conduz aos braços de nossa Mãe. A Basílica Santuário de Nazaré, ponto final do trajeto do Círio, é o colo acolher da Mãe, sempre atenta a acudir-nos nos momentos de dor, sempre pronta a nos ensinar o essencial para viver, nessa vida, com o olhar voltado para Jesus Cristo, o verdadeiro sentido de todas as coisas. E ninguém sai da casa da Mãe de mãos vazias. Nossa gratidão a todos que se dedicaram a este momento e nossos rogos a Deus pela Virgem de Nazaré para que tenhamos um Círio Feliz e Abençoado que aumente nosso fervor cristãos e nos faça cada vez mais conscientes da necessidade de vivermos uma relação de verdadeira fraternidade.