Notícia

Círio de Nazaré 228° não terá os devotos na rua

08/10/2020

Desde o início do ano o mundo vem passando por grandes transformações e adaptações por conta da pandemia do novo coronavírus. Vários países estão cancelando ou adaptando grandes eventos. Com o Círio de Nazaré não poderia ser diferente. A maior procissão religiosa do mundo e a grande festa do povo paraense terá um novo formato, pela primeira vez em 228 anos de história.

Em anúncio realizado em 06 de agosto, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e a Diretoria da Festa de Nazaré anunciaram a realização do Círio, mas diferente do convencional. As diversas procissões e eventos que ocorrem durante toda a quadra nazarena não se realizarão. Em substituição terá eventos virtuais nos dias 09, 10 e 11 de outubro, além do Terço da Alvorada na Basílica Santuário, visitação da Imagem Peregrina a hospitais na Região Metropolitana de Belém, exposição da Imagem Peregrina no Altar Central da Praça Santuário, com o manto deste ano, e missas da festividade no período de 12 a 25 de outubro.

A programação do Círio 2020 tem início no dia 09 de outubro, às 18h, com missa na Basílica Santuário, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida da apresentação do manto e live musical do Grupo Ama, transmitido pela TV Círio, TV Nazaré e TV Cultura, sem a presença do público.

No sábado, dia 10 de outubro, terá a descida da Imagem Original, às 11h30, missa na capela do Colégio Gentil e live musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda, além de outros eventos ao longo do dia. No dia 11, o Círio 2020 começa com missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira, às 7h, e termina com a Missa de encerramento, às 11h30.

A Missa do dia 09, além da apresentação do Manto, terá ao final a benção da corda por Dom Alberto Taveira, e entrega para as oito regiões episcopais. Já a live musical de decoração da Berlinda terá a participação das cantoras Lucinha Bastos, Gigi Furtado, Andréa Pinheiro, Alba Maria e Sandra Duailibi.

Visitação da Imagem

A Imagem Peregrina ficará em exposição no altar da Praça Santuário a partir das 17h do domingo, dia 11, e segue nos outros dias até 25 de outubro, de 12 às 22h. Pela manhã, neste mesmo período, a Imagem estará em visitação por diversos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Belém, entre eles Hospital Geral do Exército, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Público Estadual Galileu, Hospital Ophir Loyola, Hospital da Beneficente Portuguesa. Alguns hospitais também serão visitados após a quinzena mariana.