Notícia

Diretoria da Festa lança campanha Decore a Berlinda

15/09/2021
Por: Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré / EKO Comunicação

Com o objetivo de arrecadar valores para o custeio da ornamentação da Berlinda e todas as celebrações do Círio 2021, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) lança a campanha Decore a Berlinda. Através do site https://berlinda.lojinhadocirio.com.br/, os devotos poderão contribuir com valores em pix ou cartão de crédito e receberão, ao final da contribuição, um Diploma de Reconhecimento pela doação. E no dia 09 de outubro, a partir das 19h30, todos poderão assistir a live de decoração da Berlinda, através das redes sociais.


“Em 2020, pela primeira vez na história do Círio, a decoração da Berlinda foi feita ao vivo e com transmissão pelos veículos oficiais do Círio, assim também acontecerá este ano, só que agora com a inovação de que os fiéis poderão ajudar nesta ornamentação, através das doações, e também nas demais ornamentações dos eventos do Círio 2021”, destaca Albano Martins, coordenador da DFN.


História


A berlinda começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macêdo Costa. Até então a imagem era conduzida no colo pelo capelão do Palácio do Governo, como era tradição desde o primeiro Círio, em um palanquim, uma espécie de liteira fechada, presa a um varal levado no ombro por quatro ou seis homens, veículo comumente utilizado na época por pessoas abastadas e autoridades. A partir da utilização da berlinda, puxada por cavalos, a imagem passou a ser levada sozinha.


Em 1885, foi introduzida a corda. No ano de 1926, entre as diversas mudanças sugeridas pelo então Arcebispo de Belém, Dom João Irineu Joffily, a berlinda foi substituída por um andor e assim permaneceu até o Círio de 1930, quando retornou. A berlinda atual é a quinta da história. Foi confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto. Ela tem estilo barroco e foi produzida em cedro vermelho. Conforme a tradição, é ornamentada com flores naturais, sendo utilizada no Círio e na Trasladação.


Para as demais romarias oficiais são utilizadas berlindas menores e mais simples, com exceção da Romaria das Crianças e da Procissão da Festa, quando é utilizado o nicho onde a imagem era colocada no presbitério da Basílica (tradição que permaneceu desde a entronização da imagem original até o Concílio Vaticano II), colocado em um andor com rodas. No Recírio a imagem é levada em um andor nos ombros. Em 2012, a berlinda passou por uma reestruturação, quando foi inserida uma nova cobertura de folhas de ouro. A reforma envolveu também a implantação de um moderno sistema de iluminação em fibra óptica, com luz branca no interior, representando a paz e a pureza de Nossa Senhora de Nazaré, e amarela na parte exterior, evidenciando os detalhes da estrutura.


O Círio 2021


O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.


A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Vale e Gráfica Miriti.


Como apoiadores master Bradesco, Imerys Rio Capim, Equatorial Energia, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama e Jefferson.