Notícia

Diretoria do Círio realiza abertura do Arraial do Círio 2021

29/09/2021
Por: Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré / EKO Comunicação

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), por conta ainda dos cuidados necessários de combate à Covid, realiza a abertura do Arraial do Círio 2021 no mesmo formato de 2020. A partir desta sexta, dia 01 de outubro, começa a funcionar o Arraial, no estacionamento do Centro Social de Nazaré, no horário de 17 às 22h, e segue até 26 de outubro.

 

Cerca de 25 estandes foram montados na área, com vendas de produtos artesanais, alimentos, vestuário e artigos religiosos. Além disso, os participantes poderão acompanhar pequenos shows musicais durante todo o período, entre eles artistas locais, ministérios de música e bandas das corporações de segurança, como Guarda Municipal de Belém, Polícia Militar, Marinha, entre outros. Serão de duas a três apresentações por noite, nos horários das 18h, 19h30 e 21h, com duração entre 45min e 1h. A entrada só será permitida com o uso de máscaras e cumprindo as orientações de distanciamento social, e limitada a 300 pessoas.

 

Por conta das restrições dos órgãos de saúde, segurança e Vigilância Sanitária, o parque de diversões ITA, que tradicionalmente participa do arraial há 28 anos, não estará na programação por mais este ano. “Sentimos pelo segundo ano consecutivo não poder trazer o ITA, mas mesmo com esta ausência significativa, estamos providenciando um evento belo, como forma também de ajudar nossos parceiros, os pequenos comerciantes, que precisam da renda adquirida neste período”, enfatiza Sérgio Reis, responsável pela Diretoria de Arraial e Arrecadação.

 

“Aproveite e traga sua família para um momento de lazer e recordação, e além disso, você estará ajudando os pequenos empreendedores participantes, que, na sua grande maioria, dependem essencialmente do Arraial de Nazaré para prover suas famílias. Além disso, participe do Círio Solidário e traga sua doação de alimento não perecível e absorvente feminino e doe nos carros dos milagres em exposição na Praça Santuário”, finaliza o diretor.

 

História

O Arraial de Nazaré é uma tradição que começou na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793. Na época, consistiu em uma grande feira de produtos agrícolas. O Arraial começou a ser chamado desta forma em virtude da construção das casas em volta da ermida de Plácido após o achado da imagem, aproveitando-se do grande fluxo de peregrinos que passou a ocorrer desde então. As primeiras festas de Nazaré eram realizadas no mês de setembro, época do verão amazônico, quando a intensidade de chuvas diminui. Para a realização do primeiro Círio o governador organizou uma grande feira de produtos agrícolas vindos de diversos municípios, até mesmo providenciando transporte de pessoas e mercadorias pelos rios de lugares distantes de Belém.

Segundo pesquisadores e historiadores, no início era realizado em frente à Basílica, onde hoje está situada a Praça Santuário de Nazaré, antes chamada de Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN). No entanto, com o passar do tempo, mudou de lugar e se aprimorou. Passou a ser formado por uma série de brinquedos direcionados para o divertimento dos fiéis, bem como por várias barracas de venda de artesanato, comidas típicas e outros produtos industrializados.

No entanto, o funcionamento do arraial nazareno no século XIX não se resumia à mera exposição e venda de “produtos regionais”. Além das barracas fixas, a movimentação do público era acompanhada pelo comércio ambulante, por jogos, pelas danças coletivas negras, indígenas (lundum, chorado, cateretê, dança do bagre, mandu-sarará e bambiá) e européias (dança das saloias e dança das camponesas), pelas apresentações musicais (normalmente apresentações de bandas) e teatrais.

EcoCírio

 

Desde 2016, a Diretoria da Festa de Nazaré criou o EcoCírio, um projeto de conscientização que une responsabilidade social e ambiental, visando conscientizar as pessoas que visitam o Arraial de Nazaré, desde quando é montado.

 

A ação tem como objetivo estimular todos os frequentadores do arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos. O projeto conta, este ano, com a parceria da SEMMAS, que durante a quadra nazarena disponibiliza pontos de coleta na Praça Santuário e no Arraial. “Vamos fazer uma campanha de conscientização para o descarte correto, com um coletor grande na entrada do Arraial para recipientes de pet, e quem levar cinco recipientes de pet ganha ou uma ecobag ou um terço reciclado, feito de caroço de açaí”, destaca Sérgio.

 

O que pode ser reciclado:

Plásticos: garrafas de refrigerante, água mineral, óleo, vinagre, plástico duro (embalagens de shampoo, produtos de limpeza, embalagens de massas, potes de margarina, baldes, bacias, entre outros), sacolas de mercado e sacos de alimentos.

Metais: latas de aço (ervilha, milho, leite em pó), alumínio (latas de cerveja, refrigerante), panelas, bateria de carro.

Papel: jornais e revistas, papel branco e colorido, caixas de papelão em geral.

Treta Pak: caixa de leite, sucos, molhos, milho, ervilha e achocolatados.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado. 

 

O Círio 2021

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Instituto Cultural Vale, Equatorial Energia, Magazine Luiza e Gráfica Miriti.

Como apoiadores master Bradesco, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama, Kaiapo Produções Artísticas (Varanda da Fafá) e Jefferson.