Notícia

Diretoria e os padres barnabitas apresentam o novo carro dos milagres do Círio de Nazaré

30/09/2021
Por: Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré / EKO Comunicação

O novo símbolo do Círio está em exposição desde esta quinta-feira (30), em frente à Basílica. O Carro da Saúde foi criado em homenagem ao padre Antônio Maria Zaccaria, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e os padres barnabitas apresentaram oficialmente nesta quinta-feira (30), o mais novo “Carro dos Milagres”. O item ficará exposto em frente à Basílica Santuário de Nazaré durante alguns dias da quadra nazarena. Denominado “Carro da Saúde”, o novo símbolo foi criado em homenagem ao padre Santo Antônio Maria Zaccaria, que além de religioso, era também médico e dedicou-se a salvar vidas.

De acordo com Albano Martins, coordenador da DFN, a justificativa para a inserção de mais um carro à procissão foi devido à pandemia da Covid-19, “um momento histórico bastante angustiante que marcou o mundo todo e que, por isso, justifica uma mudança no conjunto dos carros. A inserção deste carro veio para marcar este momento, de dois anos sem nossa maior manifestação de fé. Por isso, o Carro da Saúde vem trazendo Santo Antônio Maria Zaccaria, no intuito de homenagear e agradecer aos profissionais de saúde que se dedicaram com tanto empenho no combate à pandemia. Esse é o nosso modo de dizer muito obrigado”, explica Albano.

Com a inclusão, a festa passa a ter agora 14 carros. Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, o de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré, e o Carro da Saúde.

Descrição do carro

Nas laterais do carro as gravuras com a seguinte frase: Antônio Maria Zaccaria médico, padre e santo. A imagem segura com a mão direita uma cruz, simbolizando a religiosidade do Círio, e na esquerda leva a Imagem branca de Maria de Nazaré, que ficou conhecida em 2020 como Nossa Senhora de Nazaré da Saúde, depois da distribuição pela DFN para cerca de 40 hospitais de Belém. Na representação, o santo abençoa os profissionais da saúde. 

Sobre Santo Antônio Maria Zaccaria

Nasceu em Cremona (Itália) em 1502. Desde jovem, soube cultivar a sua missão batismal, atuando como catequista de crianças, jovens e adultos, indo ao encontro dos marginalizados de seu tempo. Formou-se em Medicina na Universidade Pádua, como médico, colocou seu conhecimento a serviço dos irmãos. Dedicou-se totalmente ao serviço dos pobres e abandonados, preocupando-se com sua saúde física e espiritual.

Antônio Maria vê-se chamado ao sacerdócio aos 26 anos. Inspirando-se em São Paulo Apóstolo, colocou suas forças e criatividade a serviço do Reino, dando a vida a uma nova forma de ação pastoral e de ser religioso e leigo na Igreja: fundou a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo – Padres e Irmãos Barnabitas -, as Irmãs Angélicas de São Paulo e os Leigos de São Paulo, todos voltados para a reforma da Igreja. Morreu em Cremona dia 05 de julho de 1539 aos 37 anos.

O Círio 2021

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Instituto Cultural Vale, Equatorial Energia, Magazine Luiza e Gráfica Miriti.

Como apoiadores master Bradesco, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama, Kaiapo Produções Artísticas (Varanda da Fafá) e Jefferson.


FOTOS: DFN