Notícia

Diretoria lança o projeto Círio Todo Dia

18/02/2022

O percurso será feito em forma de caminhada e oração pelas calçadas, sem interrupção do trânsito.

Com o objetivo de promover a realização do percurso do Círio em qualquer dia do ano, permitindo que romeiros e turistas possam percorrer o trajeto, em caminhada orante, pagando sua promessa, ou somente apreciando o local e conhecendo a história de parte da cidade, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) lança o projeto Círio Todo Dia. Em janeiro já foi realizada a primeira caminhada, apenas com membros da DFN, para analisar todos os aspectos e fazer os ajustes necessários. E a partir das 7h30 deste domingo, dia 20, a DFN convida os devotos a compartilharem deste momento.

O percurso é o mesmo da Trasladação e da grande procissão do domingo do Círio, com saída da Basílica Santuário, percorrendo avenida Nazaré, avenida Presidente Vargas e Boulevard Castilhos França, com destino à Sé, e retorno, logo em seguida, pelo percurso do Círio e destino à Praça Santuário.

Segundo o coordenador do Círio 2022, Antônio Salame, “pretendemos ainda instalar, da Catedral da Sé até a Basílica Santuário de Nazaré, alguns totens com placas indicativas e QR Code que direcione o romeiro ao site ou ao app do Círio de Nazaré, de maneira a indicar o trajeto e fomentar a oração do terço, com um mistério a cada estação. Também disponibilizaremos no totem dados históricos daquele determinado ponto do percurso e, ao final do trajeto, o devoto poderá gerar um certificado de participação em arquivo PDF. Os locais destes totens ainda serão definidos”.

A DFN informa que os protocolos de saúde devem ser mantidos pelos participantes, com uso de máscara e mantendo o distanciamento, e as ruas do percurso não serão fechadas, pois a caminhada será realizada normalmente pelas calçadas. A próxima edição ainda será agendada.

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e os patrocínios de Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Equatorial Energia, Refrigerantes Cerpa, Grupo Revemar e Gráfica Miriti.

Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Rogan Cestas Básicas. E mais os apoiadores Escritório Antônio Pereira, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Preserve Sol. de Resíduos, Rommanel, André Serrão Advocacia, Aslan, Clínica de Olhos Dr. Sérgio Cruz, Com. E Transp. Boa Esperança, DiCasa, Idélli Móveis Planejados, Mendes Advocacia, Rifarmed, Mape Engenharia, Nossa Água e Santa Rita Engenharia.


FOTO: Karol Coelho - Ascom Basílica Santuário