Notícia

Diretoria para o Círio 2024 será empossada dia 7 de dezembro

27/11/2023

A Diretoria da Festa de Nazaré, que organizou o Círio 2023, será dissolvida nesta terça, dia 28 de novembro, e a posse da nova Diretoria, para 2024, será dia 07 de dezembro.

Nesta terça, dia 28 de novembro, será dissolvida a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) que esteve à frente da organização do Círio 2023. A cerimônia será reservada apenas para os membros da Diretoria, com missa na Capela Bom Pastor. O coordenador do Círio deste ano, Antônio Salame, foi nomeado pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, no encerramento da festividade, dia 22 de outubro, para um mandato de mais um ano, ficando à frente da organização para o Círio 2024.

Já no dia 07 de dezembro toma posse a nova organização completa do Círio para o ano de 2024. O evento será às 18h, com missa na Basílica Santuário, seguida da cerimônia de posse, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. A composição das oito diretorias executivas será alterada e anunciada neste dia. A escolha da equipe que ficará à frente da organização do Círio 2024, edição número 232 da maior festa de fé do povo paraense, é feita pelo diretor-coordenador da festa em conjunto com o Presidente da Diretoria, Pe. Francisco Assis.

Uma vez empossada, a nova diretoria dará início a elaboração da agenda oficial do Círio 2024 e, logo em seguida, concepção do plano de trabalho para a festividade.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é composta, atualmente, por 34 casais, das mais diversas profissões e vivências, sendo cinco beneméritos, com a missão de organizar uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, juntamente com os padres barnabitas e a Arquidiocese de Belém.

Os membros da DFN têm mandato de um ano, as exceções são os beneméritos, com mandado vitalício, o coordenador atual, que tem mandato de dois anos, e o coordenador anterior, que também tem dois anos de permanência após seu mandato. A DFN é composta por oito diretorias executivas e três comissões. As diretorias executivas são de evangelização, procissões, decoração, administrativo-financeira, arraial e arrecadação, eventos, marketing e engenharia e patrimônio. Cada diretoria tem um membro responsável. Além disso, alguns destes diretores ainda participam de comissões. São elas: comissão interna de gestão financeira (COGEFI), comissão interna de novos projetos (COINP) e comissão interna de acolhida (CIA).

Os beneméritos são escolhidos entre diretores que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços à Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Em 2023, Arnaldo Pinheiro, que era o membro mais antigo, faleceu, e em seu lugar como benemérito toma posse o diretor Jorge Xerfan. Ele e a esposa, Amélia Xerfan, ingressaram na DFN em 2008, a convite do atual diretor benemérito César Neves. Jorge, 58 anos, é advogado, e Amélia, 59 anos, é psicóloga. Estão casados há 35 anos e possuem 3 filhos. Ele coordenou o Círio nos anos de 2014 e 2015. “Ingressei na Diretoria em eventos, em 2008. Já passei também pela diretoria administrativa, como secretário, jurídica, e hoje estou como responsável pela diretoria de evangelização”, conta Xerfan. 

História – A Diretoria da Festa foi criada em 1910 e hoje é formada por componentes católicos ligados às várias paróquias da Arquidiocese de Belém. Inicialmente eram cinco pessoas, depois aumentou e chegou a ter o máximo de trinta e oito diretores. Atualmente é composta por 33 diretores, sendo cinco beneméritos e vinte e oito com mandato provisório. Um regimento interno define deveres, obrigações e condições para execução das atividades da Diretoria da Festa, dentre as quais garante o trabalho voluntário (não remunerado) de todos os membros.

O Diretor Presidente sempre foi o Vigário e como membro nato, não se sujeita a tempo determinado, uma vez que sua função está vinculada a de Reitor da Paróquia de Nazaré. O atual é o Pe. Francisco Assis Maria de Oliveira.

Antigamente não existia a figura do Coordenador, mas sim de um Vice-Presidente. Somente a partir de 1973 é que o cargo foi criado, substituindo o primeiro vice-presidente, que tinha o mandato anual. O mandato do Diretor Coordenador é de 24 meses. Já os diretores membros têm mandato de 12 meses, podendo ser reconduzidos a novo período, que inicia logo após a posse, em dezembro. Os Beneméritos foram instituídos a partir de 1983, com dois Diretores, até que em 1990 chega-se ao número atual de cinco Diretores Beneméritos. 

No início das festividades do Círio, em 1793, o responsável pela organização da festa foi o governador Souza Coutinho. Depois, irmandades ou confrarias eram as encarregadas de organizar a festa nazarena, em uma sucessão anual, até a criação da Diretoria. Embora, oficialmente, só participem da composição da diretoria os homens, o trabalho é, na realidade, feito por casais, cabendo às esposas vários detalhes da Festa, além do apoio aos eventos que antecedem e sucedem as procissões do calendário oficial do Círio de Nazaré.

Foto: Ascom Basílica Santuário