Notícia
Primeira região episcopal recebe a visita da Imagem Peregrina neste final de semana
Nesta primeira visita do ano, nos dias 10, 11 e 12 de março, a Imagem estará na região de Santa Maria Goretti.
Para reforçar o trabalho de evangelização feito o ano inteiro pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) com a agenda de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, tem início nos dias 10 a 12 de março a primeira visita às regiões episcopais, iniciando na região de Santa Maria Goretti, a partir das 17h do dia 10, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde permanece para visitação até 20h. Em seguida a Imagem se desloca para a Paróquia Santa Maria Goretti, no Guamá, onde permanece em vigília até o sábado, dia 11, quando sai, às 7h, para a Paróquia São Domingos de Gusmão, na Terra Firme.
A programação segue durante todo o sábado e domingo, sempre com vigílias e visitação nas paróquias e comunidades que compõem esta região episcopal. Encerra no domingo, dia 12, com a chegada, às 18h, na Basílica Santuário.
“Desde o ano passado realizamos essas visitas e contemplamos todas as oito regiões episcopais ao longo do ano. Vamos dar continuidade este ano e assim intensificar nosso principal trabalho no Círio de Nazaré: a evangelização. Mas também muitos devotos têm nesta a única oportunidade de estarem próximos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora e isso nos proporciona momentos emocionantes, de muita fé”, avalia o coordenador da DFN e do Círio 2023, Antônio Salame.
Regiões episcopais da Arquidiocese de Belém
As Regiões Episcopais na Arquidiocese de Belém foram criadas em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico. Na época criou-se as Regiões de Menino Deus, Santa Cruz e Sant’Ana, que atendiam a capital, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que atendia Capanema, e São José, que atendia Castanhal e as proximidades.
Com a criação de outras dioceses, como Castanhal e Bragança, a área atendida pela Arquidiocese de Belém reduziu-se às regiões Menino Deus, Santa Cruz e Sant’Ana. A partir dessas foram criadas Santa Maria Goretti, São João Batista, São Vicente e Coração Eucarístico de Jesus.
A divisão das regiões episcopais é uma necessidade pastoral para facilitar a administração dos bispos e dinamizar a evangelização e o trabalho missionário.
A região episcopal Santa Maria Goretti, a primeira a ser visitada este ano, é composta pelas paróquias Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica Santuário), Santa Maria Goretti, Santa Maria de Belém, Santo Antônio do Tucunduba, São Domingos de Gusmão, São Francisco de Assis (Capuchinhos), São José de Queluz, São Miguel Arcanjo e São Pedro e São Paulo. O vigário é o cônego Sílvio Trindade.
Programação:
Dia 10/03 - sexta-feira
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
17h – Capela Três Pastorinhos
17h30 - Missa
18h45 Missa no Santuário
20h - Oração do Terço e Consagração
Saída: Santuário de Nsa. Sra de Fátima, Av. Duque de Caxias, Antônio Barreto, Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, Tv. Silva Castro, Pass. São Cristóvão e Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco.
Paróquia Santa Maria Goretti
20h30 - chegada
21h – Missa e Vigília com a Juventude
Saída: Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, Av José Bonifácio, Av. Conselheiro Furtado, Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco.
Dia 11/03 – Sábado
Paróquia São Francisco de Assis
7h - Chegada
Paróquia São Domingos
10h – Chegada na comunidade Mãe da Divina Providência
11h – Capela Cristo Redentor
12h – Capela Santo Agostinho
13h – Matriz São Domingos de Gusmão
Paróquia Santa Maria de Belém
14h – Chegada na Capela de N. S. de Guadalupe (Pass. Moraes, n° 199)
14h30 - 14h50 - Comunidade Santo Antônio de Lisboa
15h - 15h20 - Comunidade São Guido Maria Conforti
15h30 - 15h50 - Comunidade Sagrado Coração de Jesus
16h - 16h20 - Comunidade São Francisco de Assis
16h30 - 17h30 - Santa Missa na Igreja Matriz SMB
Percurso: Pass. Castanheira, Rua Universal, Pass. Ligação, Pass. Brasília, Av. Tucunduba, Pass. Bom Jesus II.
Paróquia Santo Antônio
18h - Chegada
Percurso: saindo para a comunidade São José, (passagem Bom Jesus II , Segunda de Queluz , passagem Nossa Senhora das Graças) -Com. Nossa Senhora Aparecida, Av tucunduba,saíndo para Com. Nossa Senhora de Guadalupe, Barão do Igarapé Mirim, passagem Santo Tucunduba, Ji Paraná. Saindo para Comunidade Jesus de Nazaré, Av. Tucunduba, passagem Marinho. Saindo para a comunidade Divina Misericórdia, passagem Marinho , Augusto Corrêa, Passagem Nova. Indo para a Matriz, Passagem Nova, Napoleão, Condurú, Passagem Bom Jesus II.
Dia 12/03 - Domingo
Paróquia São Miguel
7h - Chegada
Paróquia São Pedro e São Paulo
10h - Chegada
Paróquia São José de Queluz
14h – Chegada
18h – chegada na Basílica de Nazaré
Próximas visitas:
14, 15 e/ou 16/04 – Região Santana
28, 29 e/ou 30/04 – Região São João Batista
20 e/ou 21/05 – Região Coração Eucarístico
09 e/ou 10/09 – Região São Vicente de Paulo
28 e 29/09 – Região Nossa Senhora Ó
30/09 – Região Menino Deus
17, 18 e/ou 19/11 – Região Santa Cruz
O Círio 2023
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores Alubar e Econômico Comércio de Alimentos. Como apoiadores master Alucar e CN Produções. E mais 33 apoiadores.
Fotos: Cláudio Custódio - Ascom Guarda de Nossa Senhora de Nazaré