Notícia

Quermesse Mariana será encerrada com a apresentação do Cartaz do Círio

19/05/2022


Realizada pela primeira vez este ano, a Quermesse Mariana ocorre de 20 a 29 de maio na Praça Santuário, a partir das 17h.


Com o objetivo de levar o conceito e realização do Arraial de Nazaré para outras épocas do ano, além de outubro, reunir as famílias na Praça Santuário e evangelizar, levando os devotos a vivenciarem o Círio o ano todo, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza pela primeira vez a Quermesse Mariana, na Praça Santuário, no período de 20 a 29 de maio, de 17 às 22h.

O evento será em formato de mini Arraial, no mesmo estilo de outro evento da DFN, “Na Praça com Maria”, e terá atrações musicais, barracas com vendas de artesanatos e artigos religiosos, em parceria com o Sebrae, além de brinquedos infláveis e uma praça de alimentação. Durante o período da Quermesse também ocorrem outros momentos que já fazem parte da agenda de eventos que antecedem o Círio: a descida e subida da Imagem Original e a apresentação do Cartaz do Círio 2022, um dos momentos mais aguardados pelos devotos.


Também durante a Quermesse volta o projeto EcoCírio, em parceria com empresas de tratamento de resíduos, instituições sem fins lucrativos, grupos de pesquisa, estudantes e jovens voluntários para incentivar a separação de materiais descartados e a conscientização ambiental nas celebrações deste ano. Ao todo, serão quatro pontos de coleta de resíduos recicláveis e lixeiras para materiais orgânicos. Eles ficarão em locais estratégicos, principalmente perto das vendas de alimentos e com grande movimentação de pessoas.

Outra programação é a exposição “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música”, idealizada pelo designer Carlos Alcantarino.  Paraense radicado no Rio de Janeiro há cerca de quarenta anos, ele reuniu suas impressões sobre a Amazônia ao percorrer cidades do Marajó, como Afuá, e a ilha do Combu, em Belém. A exposição ficará aberta para visitação no estacionamento do Centro Social de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário, de terça-feira a domingo, das 17h às 22h.

Cartaz do Círio - Sobre o Cartaz, a previsão é que a peça seja apresentada ao grande público por volta de 19h30, do dia 29, na Praça Santuário. Uma das principais funções do cartaz é divulgar a grande festa católica que ocorre no segundo domingo de outubro. Este evento, organizado pela DFN, é aberto ao público desde 2007. A apresentação do cartaz é feita em uma grande estrutura metálica, instalada no centro da Praça Santuário. Após a apresentação oficial, exemplares do cartaz serão distribuídos, gratuitamente, aos presentes.

A produção do Cartaz foi feita pela agência Mendes Comunicação e o fotógrafo escolhido para produzir a imagem principal será conhecido mais próximo do evento. Para Antônio Salame, diretor coordenador da Festa de Nazaré, o cartaz do Círio sempre será um dos maiores ícones da Festa. “A expectativa da população em relação ao lançamento do Cartaz do Círio é grande, principalmente para o retorno deste momento presencial, que sempre é muito lindo e emocionante. A simbologia de colocar o Cartaz na porta das casas é uma das tradições mais antigas e conhecidas da nossa grande festa. Hoje o Cartaz também é considerado um importante instrumento de evangelização, pois a sua exposição em milhares de lares e lugares sinaliza a devoção à Nossa Senhora. Esperamos ver a Praça Santuário lotada no dia 29. Faremos a distribuição de alguns exemplares no dia, e depois estará à venda na loja Lírio Mimoso”, observa Salame. De acordo com a DFN, o cartaz terá tiragem de 900 mil exemplares.

Descida do Glória - Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2022, no dia 23 de maio, às 18h, acontece a missa de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a imagem permanece durante o ano inteiro. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Esse momento marca o início do Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. O Tríduo faz parte das comemorações do 16º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ficará próxima dos fiéis até o domingo, 29 de maio, quando acontecerá a coroação e o retorno ao Glória.  

Serviço:

·       Quermesse Mariana: de 20 a 29 de maio, de 17 às 22h

·       Missa de encerramento da Novena Mariana e Descida da Imagem Original: dia 23 de maio, às 18h, na Basílica Santuário

·       Missa de coroação de Nossa Senhora e subida da Imagem Original: dia 29 de maio, às 18h, na Basílica Santuário

·       Apresentação do Cartaz do Círio 2022 e encerramento da Quermesse Mariana: dia 29 de maio, a partir de 19h30, na Praça Santuário

 

Entrada gratuita

 

Programação musical da Quermesse (na Concha Acústica)

 

20/05

17h – Paula Mufarrej

18h – Lenilson Albuquerque

19h – Carol Ferreira

20h – Delso Tainara

21h – Marmenino

 

21/05

17h – Ministério da Guarda

19h – Catarina Drago

20h – Rayssa Abraão

21h – Sandro Aragão

 

22/05

17h30 – Ministério Adorar Jesus

18h – Jardim Percurssivo

19h – Cynthia Pampolha

20h – Heraldo Ramos

 

23/05

18h – Filhos da Rainha

19h – Luciano Cachorrão

20h – Marcelo Kawage

21h – Joba e Banda

 

24/05

18h – Amanda de Paula & Tereza Mônica

19h – Márcio Farias

20h – Alexsandra Vitória

21h – Carlos Reis

 

25/05

17h30 – Carlos Daniel

19h – Gileno Foiquinos

20h – Pedrinho Cavalero

21h – Chico de Assis

 

26/05

18h – Coro Angelorum

19h – Tista Lima

20h – Robson Taynara

21h – Allan Roffe

 

27/05

17h30 -Moriah

19h – Mestre Juvenal

20h – Firmo Cardoso

21h – André Andrade

 

28/05

17h30 – Aliança Jovem

19h – Léo Meneses

20h – Ivanna e Kassio

21h – Álvaro Drago (Vitrola)

 

29/05

17h – Luís Pardal

18h – Lucinha Bastos

19h30 – Amazônia Jazz Band (na apresentação do Cartaz)

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e os patrocínios de Alubar Metais, Belém Bioenergia Brasil, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sicoob, Tramontina e Unimed Belém.

Como apoiadores master Barra do Pará Belém, CN Produções, Imerys, Jefferson, Lotus Consigned Center e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Aço Belém, Água Vida, Alucar, André Serrão Advocacia, Aqualand, ASLAN, Atan Engenharia, Baglioli Complexo Jurídico, Centro de Imagem e Saúde Medtech, CTO, CION, Citropar, Clínica de Olhos Dr. Sérgio Cruz, Consórcio CDG-Progredior, Boa Esperança, DiCasa, Doceria Amorosa, Engeterra, Escritório Dr. Antônio Pereira, Espaço Novo Construções Inteligentes, FAEPA, Fátima Petrola Arquitetura de Eventos, Fecomércio, Fonseca Brasil Advogados Associados, GM Engenharia, Idélli Móveis Planejados, MAPE Engenharia, Massoud, Bembom e Reis Advogados, Máxima Segurança, Mendes Advocacia, Nossa Água, Pontes Hospitalar, Preserve Solução de Resíduos, Quadra Engenharia, Ribeiro Mendes, Rifarmed, Rogan Cestas Básicas, Rommanel, Santa Rita Engenharia, Transcidade, Café Santa Clara e Uniodonto.

Fotos: Ascom DFN