Notícia

Regiões episcopais passam a receber a visita da Imagem Peregrina

10/03/2022

Nesta primeira visita do ano, nos dias 11, 12 e 13 de março, a Imagem estará na região de Santa Maria Goretti.

Para reforçar o trabalho de evangelização feito o ano inteiro pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) com a agenda de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, este ano será ampliada a visita da Imagem a todas as regiões episcopais. Até ano passado, a Imagem visitava apenas as regiões do Menino Deus, que abrange Marituba e Ananindeua, e Nossa Senhora do Ó (Distrito de Mosqueiro, Benevides e Santa Bárbara), e a partir deste ano também visitará as regiões do Coração Eucarístico de Jesus, Sant’Ana, Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista e São Vicente de Paulo.

A primeira visita ocorre nos dias 11, 12 e 13 de março, na região de Santa Maria Goretti, a partir das 17h do dia 11, na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Guamá, onde permanece para visitação até 20h30. Em seguida a Imagem se desloca para a Paróquia Santa Maria Goretti, também no Guamá, onde permanece até o dia 12, quando sai, às 7h30, para a Paróquia São Domingos de Gusmão, na Terra Firme.

A programação segue durante todo o sábado e domingo, sempre com vigílias e visitação nas paróquias e comunidades que compõem esta região episcopal. Encerra no domingo, dia 13, com a chegada, às 20h, na Basílica Santuário, com a celebração de uma missa de encerramento.

“O objetivo dessas visitas é evangelizar e, também, dar a oportunidade para que os devotos de todas as regiões episcopais estejam mais próximos e prestem suas homenagens à Virgem Maria, se preparando espiritualmente para mais um Círio. Por isso resolvemos ampliar este ano”, avalia o coordenador da DFN e do Círio 2022, Antônio Salame. 

Regiões episcopais da Arquidiocese de Belém

As Regiões Episcopais na Arquidiocese de Belém foram criadas em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico. Na época criou-se as Regiões de Menino Deus, Santa Cruz e Sant’Ana, que atendiam a capital, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que atendia Capanema, e São José, que atendia Castanhal e as proximidades. 

Com a criação de outras dioceses, como Castanhal e Bragança, a área atendida pela Arquidiocese de Belém reduziu-se às regiões Menino Deus, Santa Cruz e Sant’Ana. A partir dessas foram criadas Santa Maria Goretti, São João Batista, São Vicente e Coração Eucarístico de Jesus.

A divisão das regiões episcopais é uma necessidade pastoral para facilitar a administração dos bispos e dinamizar a evangelização e o trabalho missionário. “Há mais de 10 anos a DFN já levava a Imagem para as Regiões Episcopais Menino Deus e Nossa Senhora do Ó e já fazia parte da programação oficial no calendário do Círio”, conta Antônio Salame.

A região episcopal Santa Maria Goretti, a primeira a ser visitada este ano, é composta pelas paróquias Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica Santuário), Santa Maria Goretti, Santa Maria de Belém, Santo Antônio do Tucunduba, São Domingos de Gusmão, São Francisco de Assis (Capuchinhos), São José de Queluz, São Miguel Arcanjo e São Pedro e São Paulo.

Programação:

11/03 – Paróquia São Pedro e São Paulo – Chegada às 17h

Permanência no local: 17 às 20h30

11/03 – Paróquia Santa Maria Goretti - Chegada às 21h – Vigília

Permanência no local: 21h (11/03) até 07h30 (12/03)

12/03 – Paróquia São Domingos de Gusmão – Chegada às 08h

Permanência no local: 08h às 09h45

12/03 – Paróquia Santa Maria de Belém – Chegada às 10h30

Permanência na Paróquia:  10h30 às 16h30

Visita às comunidades (ainda no dia 12/03):

10h - Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe

11h30 - Comunidade Santo Antônio de Lisboa

12h30 - Comunidade São Guido Maria Conforti

13h30 - Comunidade Sagrado Coração de Jesus

14h30 - Comunidade São Francisco de Assis

15h30 - Comunidade Matriz

12/03 – Comunidade Santa Rita de Cássia - Queluz às 17h

Paróquia São José de Queluz – Chegada às 17h30 – Momento Mariano, Missa Novena. Saída às 20h.

Visita às comunidades Santo Agostinho e São João Paulo II - Queluz (Passagem)

12/03 – Paróquia Santo Antônio do Tucunduba - Chegada às 21h – Vigília e Missa às 06h

13/03 – Comunidade Santa Izabel da Hungria – Chegada às 07h30

13/03 - Paróquia São Francisco de Assis – Chegada às 09h

13/03 – Paróquia São Miguel Arcanjo – Chegada às 10h30

13/03 – Paróquia N. S. de Fátima – Chegada às 17h

13/03 – Basílica Santuário – Chegada às 20h

Missa de encerramento.

Próximas visitas:

23 e/ou 24/04 – Região Sant’Ana

21 e/ou 22/05 – Região São João Batista

25 e/ou 26/06 – Região Coração Eucarístico de Jesus

10 e/ou 11/09 – Região São Vicente de Paulo

29 e 30/09 – Região Nossa Senhora do Ó

01/10 – Região Menino Deus

19 e/ou 20/11 – Região Santa Cruz

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e os patrocínios de Alubar Metais, Equatorial Energia, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma e Refrigerantes Cerpa.

Como apoiador master CN Produções. E mais os apoiadores Aço Belém, Água Vida, Alucar, André Serrão Advocacia, ASLAN, Baglioli Complexo Jurídico, CION, Citropar, Clínica de Olhos Dr. Sérgio Cruz, Com. E Transp. Boa Esperança, DiCasa, Doceria Amorosa, Engeterra, Escritório Dr. Antônio Pereira, FAEPA, Fonseca Brasil Advogados Associados, Idélli Móveis Planejados, Jefferson, MAPE Engenharia, Massoud, Bembom e Reis Advogados, Máxima Segurança, Mendes Advocacia, Nossa Água, Preserve Solução de Resíduos, Quadra Engenharia Ltda, Rifarmed, Rogan Cestas Básicas, Rommanel, Santa Rita Engenharia, Transcidade Cidade Limpa e Uniodonto.

Foto: Ícaro Feio