Notícia

Segunda fase do restauro da Basílica avança com foco na fachada, portas e nova infraestrutura elétrica

02/12/2025
Por: Ascom Restauro

A segunda fase do processo de restauro da Basílica iniciou em setembro, marcando o começo da pintura externa e de uma série de intervenções estruturais e visuais que irão renovar um dos Santuários mais importantes do país.

 

Nesta etapa, o trabalho estará concentrado em toda a área externa, com destaque para a fachada principal, que receberá atenção especial das equipes de conservação. Além disso, serão restauradas áreas internas estratégicas, como o espaço do órgão, e as entradas da Basílica, incluindo as portas em bronze e estruturas de madeira que compõem os acessos.

 

O planejamento também contempla um avanço importante na infraestrutura: a execução de uma nova subestação elétrica, que deverá garantir maior segurança, estabilidade e tranquilidade para o funcionamento da Basílica e para o acolhimento dos fiéis.

 

De acordo com a coordenação do projeto, Luci Azevedo, parte da pintura da área externa — especialmente na parte posterior da Basílica — já foi concluída, representando um avanço significativo na etapa atual.

 

Além da fachada, a segunda fase inclui o restauro de áreas internas estratégicas, como o espaço do órgão, e das entradas, onde estão sendo revitalizadas as portas em bronze e estruturas de madeira. As equipes também realizam intervenções preventivas e de conservação no telhado, que passa por um processo de limpeza e impermeabilização, garantindo maior durabilidade e segurança à cobertura do edifício.

 

Segundo o engenheiro da obra, Marcos Oliveira, não foi necessária a aplicação de técnicas inéditas ou de alta complexidade nesta etapa, mas sim a realização de adequações específicas para proteção de elementos sensíveis à ação dos raios UV, preservando o patrimônio artístico e arquitetônico.

 

Mesmo com as obras em andamento, a coordenadora do projeto de restauro, Luci Azevedo, lembra que a Basílica permanece aberta ao público: “Esse é um princípio adotado desde o início do restauro, que prevê intervenções planejadas de modo a não interromper o acesso dos fiéis. A execução dos trabalhos nas entradas, por exemplo, já está organizada para garantir o fluxo normal de visitas e atividades religiosas”, enfatiza Luci.

 

A previsão é que o restauro completo seja concluído no primeiro semestre de 2026, entregando à comunidade um espaço renovado, protegido e ainda mais preparado para acolher seus visitantes e devotos.

 

O projeto de Restauro da Basílica Santuário de Nazaré e Requalificação da Cripta tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Rouanet.

 

Sugestões de Imagens:

1- Fachada da Basílica;

2- Espaço do Órgão.

 

Sugestões de Entrevistados:

1- Coordenadora do Projeto de Restauro, Luci Azevedo;

2- Engenheiro da Obra, Marcos Oliveira;

3- Arquiteta da Obra: Isis Ribeiro

4- Pároco – Francisco Cavalcante

 

Contatos para entrevista: Arcângela Sena (Ascom Restauro)

 

Foto: Karol Coelho