Notícia

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora ao Rio de Janeiro

04/09/2021
Por: Foto do Arquivo 2019 - DFN

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré reencontra o Cristo Redentor, após 10 anos

Após 10 anos do primeiro momento, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sobe ao Corcovado ao encontro do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na próxima quarta, dia 08 de setembro, em um momento de oração e bênçãos, finalizando com live da cantora paraense Fafá de Belém. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e celebra o dia de Nossa Senhora de Nazaré, comemorado nesta data, quando foi realizado o primeiro Círio, em 1793. Somente em 1901 o Bispo Dom Francisco determinou que o Círio fosse celebrado no segundo domingo de outubro. A ideia do evento surgiu da própria Fafá de Belém, que logo recebeu o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.


Fafá de Belém irá cantar cinco músicas, entre elas Ave Maria e Eu Sou de Lá. “A importância desta ação é gigantesca para o povo paraense, teremos Nossa Senhora de Nazaré encontrando seu filho no Cristo Redentor, num momento no qual o mundo todo pede saúde, paz, amor e solidariedade. É o primeiro evento juntos a Varanda de Nazaré e a DFN, que para mim é uma honra”, afirma Fafá.


Em 2020, por conta do cenário da pandemia, a visita não ocorreu. E, este ano, a Imagem retorna à cidade, para renovar a fé e estimular o encontro de fiéis com o símbolo da devoção mariana em todo o território brasileiro. A visita ocorre de 05 a 08 de setembro, iniciando, no dia 05, na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, onde haverá uma missa. Logo em seguida acontece uma carreata pela orla de Copacabana.


Já na segunda, dia 06, a Imagem sairá para Paquetá, com carreata pela região, e encerrando o dia às 19h30, com missa na Capela Nossa Senhora de Montserrat, em Vargem Grande. No feriado de 07 de setembro, as comemorações iniciam com missa com a Legião de Maria na Catedral, no Centro, e encerram a noite com missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta. 


Na quarta-feira, dia 08, último dia das peregrinações, a partir das 17h30 ocorre um momento de oração e bênçãos no santuário Cristo Redentor, encerrando com a live aos pés do Cristo. “Retomamos agora este evento que é muito importante para nós, e com esta bênção ao Rio de Janeiro e ao Brasil. A gente precisa mostrar para o país o espetáculo que é o nosso Círio de Nazaré. A ideia é que seja um embrião para um evento anual e esperamos que em 2022, na 230º edição do Círio de Nazaré, seja bem maior, e gostaríamos de incluí-lo no calendário anual do Círio”, destaca Albano Martins, coordenador da DFN. 


Sobre o Círio no Rio de Janeiro


Esta será a décima segunda edição do Círio de Nazaré na cidade do Rio de Janeiro, trazido ao Rio pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, em 19 de abril de 2009. Dom Orani, no período de 2004 a 2009, foi arcebispo de Belém do Pará. 


O Círio 2021


O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.


A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar, Unimed Belém, Alubar Metais,  Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Vale e Gráfica Miriti.


Como apoiadores master Bradesco, Imerys Rio Capim, Equatorial Energia, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima Petrola, Rommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama e Jefferson.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


05/09- Domingo

9h - Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo (Copacabana)

10h30 - Carreata pela orla de Copacabana

11h30 - Visita ao Centro de Tradições Nordestinas

15h - Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Acari) 

18h - Caminhada até a Paróquia de Jesus de Nazaré (Maré)

19h - Missa na Paróquia de Jesus de Nazaré (Maré)


06/09- Segunda-feira

9h - Saída para Paquetá (Estação das Barcas-Praça XV)

10h - Carreata em Paquetá

11h30 - Missa na Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte 

14h30 - Retorno ao Rio de Janeiro

19h30 - Missa na Capela de Nossa Senhora Montserrat (Vargem Grande)


07/09- Terça-feira

10h - Missa com a Legião de Maria na Catedral (Centro)

14h30 - Missa no Seminário Arquidiocesano de São José

17h - Carreata até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Anchieta)

19h - Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Anchieta)


08/09- Quarta-feira

10h - Missa no Santuário Basílica de São Sebastião (Tijuca)

13h30 - Momentos com os Amigos da Rádio na Catedral (Centro)

15h - Terço da Misericórdia na Catedral de São Sebastião

17h30- Oração e Bênção no Santuário Cristo Redentor

18h - Live no Santuário Cristo Redentor com Fafá de Belém